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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria das Graças e-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Vivian Lúcia Rodrigues de-
dc.date.accessioned2016-07-15T15:06:35Z-
dc.date.available2016-07-15T15:06:35Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17415-
dc.description.abstractO processo de reestruturação produtiva, a partir da década de 1990 no contexto brasileiro, passa a demandar novas necessidades do Capital, tais como: expansão da cidade, compressão espaço-tempo, requisição de novas atividades/profissões, etc. Desse modo, este estudo objetiva desvelar as determinações sociohistóricas do trabalho dos motoboys no Brasil. O estudo tem como objetivo geral compreender as determinações que proporcionaram a emergência da atividade dos motoboys, no âmbito da precarização do trabalho. Pauta-se no método do materialismo-histórico dialético para a construção do objeto. Utiliza a abordagem exploratória, pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados nos procedimentos metodológicos. Analisa as atividades dos motoboys a partir da década de 1990, por ser um momento em que os motoboys adquirem visibilidade no Brasil, embora a sua atividade já viesse emergindo desde o final da década de 1980. Utiliza o segundo semestre de 2015 como recorte temporal para a pesquisa empírica realizada no município de João Pessoa/PB. Constata que a categoria profissional dos motoboys, enredada pelo processo de reestruturação produtiva, constitui-se como produto e necessidade da mesma. Enfatiza a importância dos motoboys apresentada nas entrevistas dos contratantes como uma requisição dos “clientes”, os quais precisam otimizar o seu tempo, fazendo com que sejam demandatários dessa atividade, ao tempo em que tornam-se clientes-consumidores. Destaca que esses clientes corroboram duplamente para a produção/reprodução do Capital, à medida que são clientes-consumidores. Conclui ressaltando que trata-se de mais uma relação de troca guiada pelo fetiche da mercadoria, que coisifica o homem e vivifica as mercadorias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeterminações sociohistóricas. Tempo. Precarização do trabalho. Motoboys.pt_BR
dc.subjectSocio-historical determinations. Time. Precariousness of work. Motorcycle couriers.pt_BR
dc.titleO trabalho dos motoboys: revelando novas necessidades do capital reestruturadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThe restructuring process, from the 1990s in the Brazilian context, is now demanding new requirements of capital, such as expansion of the city, space-time compression, requiring new activities / professions, etc. Thus, this study aims to reveal the socio-historical determinations of the work of motorcycle couriers in Brazil. The study has the general objective to understand the decisions that provided the emergence of activity of motorcycle couriers within the precariousness of work. Tariff on the method of dialectical materialism-history to the construction of the object. Uses the exploratory approach, qualitative research and semi-structured interviews as data collection techniques in methodological procedures. Analyzes the activities of couriers from the 1990s to be a time when the couriers get visibility in Brazil, although its activity would have emerged since the late 1980s used the second half of 2015 as the time frame for the empirical research conducted in the city of João Pessoa / PB. Notes that the professional category of motorcycle couriers, entangled by the restructuring process, is constituted as a product and need the same. Emphasizes the importance of motorcycle couriers presented in interviews contractors as a request of "customers" who need to optimize your time, making them applicants this activity, the time when they become customers-consumers. It points out that these customers corroborate doubly for the production / reproduction of capital, as customers are consumers. It concludes noting that it is more an exchange ratio guided by the commodity fetish, which objectifies man and quickens the goods.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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