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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17414
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Título: | Escola de primeiras letras: o ensino público primário em Pernambuco durante a segunda metade do século XIX |
Autor(es): | GONÇALVES FILHO, Carlos Antônio Pereira |
Palavras-chave: | Políticas Públicas; Século XIX; Pernambuco; Ensino Primário; Docência; Public Policies; XIX Century; Primary Education; Teaching |
Data do documento: | 22-Fev-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este trabalho analisa o ensino público primário em Pernambuco durante as décadas de 1850 e 1870, investigando as políticas com relação à escola pública a partir de um projeto político da instrução pública da província. Entende que a ênfase devida à instrução pública esteve associada à manutenção do establishment, a partir da montagem de um “governo das escolas” que direcionou suas ações para o currículo, as escolas e à docência. No primeiro caso, pautou pela distribuição desigual de saberes com base nas diferenças entre homens e mulheres; no segundo caso, pela organização interna da escola, definindo espaços, horários, métodos, disciplina e exames; no terceiro caso, pela busca de um corpo docente coeso através da seleção e formação institucionalizada. Em meio às contradições e falhas do sistema, os professores buscaram, através da prática reivindicativa de direitos, garantir a consecução de seus interesses, seja por trabalho, seja para usufruírem de melhores rendimentos. Destaca, ainda, a emergência de associações docentes como espaços de mútuo auxílio e desenvolvimento da profissão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17414 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - História |
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