Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17414

Comparte esta pagina

Título : Escola de primeiras letras: o ensino público primário em Pernambuco durante a segunda metade do século XIX
Autor : GONÇALVES FILHO, Carlos Antônio Pereira
Palabras clave : Políticas Públicas; Século XIX; Pernambuco; Ensino Primário; Docência; Public Policies; XIX Century; Primary Education; Teaching
Fecha de publicación : 22-feb-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Este trabalho analisa o ensino público primário em Pernambuco durante as décadas de 1850 e 1870, investigando as políticas com relação à escola pública a partir de um projeto político da instrução pública da província. Entende que a ênfase devida à instrução pública esteve associada à manutenção do establishment, a partir da montagem de um “governo das escolas” que direcionou suas ações para o currículo, as escolas e à docência. No primeiro caso, pautou pela distribuição desigual de saberes com base nas diferenças entre homens e mulheres; no segundo caso, pela organização interna da escola, definindo espaços, horários, métodos, disciplina e exames; no terceiro caso, pela busca de um corpo docente coeso através da seleção e formação institucionalizada. Em meio às contradições e falhas do sistema, os professores buscaram, através da prática reivindicativa de direitos, garantir a consecução de seus interesses, seja por trabalho, seja para usufruírem de melhores rendimentos. Destaca, ainda, a emergência de associações docentes como espaços de mútuo auxílio e desenvolvimento da profissão.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17414
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS (1).pdf4,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons