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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17387
Título: Educação De Jovens E Adultos E Educação Profissional:Caminhos Trilhados Na Implementação Do Proeja Fic Em Salvador
Autor(es): CONCEIÇÃO, Gilmara Carvalho
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. PROEJA. PROEJA FIC.; Youth and Adult Education. PROEJA. PROEJA FIC
Data do documento: 29-Out-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Formação Inicial e Continuada (PROEJA FIC), no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Salvador no período de 2010 a 2012 (primeira experiência do programa no Sistema Municipal de Educação). A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, orientada pelo estudo de caso. Foram utilizados como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas com professores, gestor e coordenador de curso. Por meio dos dados levantados verificou-se que aspectos importantes para o desenvolvimento do programa não foram considerados no momento da sua implementação. Um desses aspectos refere-se à formação coletiva da equipe de profissionais que trabalhariam com o programa. Outro aspecto negativo é que não houve maior abrangência do programa no que se refere à ampliação da oferta. O programa ficou restrito a uma única escola e aos cursos iniciais. Os dados também revelaram que diante das fragilidades do programa e das dificuldades vivenciadas pelos professores, os mesmos não conseguem ver um horizonte promissor para o PROEJA FIC. Conclui-se que embora a institucionalização do PROEJA FIC tenha representado a inserção de uma proposta educativa diferenciada para o público da EJA no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Salvador, tal ação não causou impactos significativos para a modalidade. Entretanto, acredita-se que por meio de um processo integrado de avaliação e reconfiguração do programa, o PROEJA FIC possa tornar-se uma alternativa educacional com grande potencial formativo para o público da Educação de Jovens e Adultos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17387
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Direito

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