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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17267
Título: Livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da seção projetos
Autor(es): RABELO, Zenaide da Silva
Palavras-chave: Livro didático; Projetos; PCN; PNLD; Didatic books; Projects; PCN; PNLD
Data do documento: 30-Set-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico que hoje existe a serviço da educação, o livro didático é certamente o instrumento pedagógico mais utilizado pelo professor na sala de aula, sendo, por esse motivo, alvo de muitos estudos acadêmicos. Esta pesquisa tem como objeto dois livros didáticos de língua portuguesa, correspondentes ao nono ano do Ensino Fundamental: Português nos dias de hoje (Carlos Emílio Faraco/Francisco Marto de Moura, 2012) e Projeto Teláris – Português (Vera Lúcia de Carvalho /Marchezi/ Terezinha Costa H. Bertin / Ana Maria Trinconi Borgatto, 2012). O objetivo da pesquisa é analisar a seção Projetos desses livros e 1) verificar se a pedagogia dos projetos embasa os pressupostos teórico-metodológicos do manual do professor; 2) observar o número de projetos em cada volume, a forma de apresentação e a variedade de gêneros textuais utilizados; 3) verificar se os projetos presentes nos livros didáticos apresentam as características apontadas pela pedagogia dos projetos. Para dar conta desses objetivos, estabelecemos relações entre as obras estudadas com os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa Nacional do Livro Didático. A análise está fundamentada na teoria dos projetos de John Dewey (1967), Fernando Hernández (1998) e Marilda Aparecida Behrens (2006). Com base nos estudos realizados, concluímos que, embora nenhum dos projetos analisados apresente todos os fundamentos sugeridos pela pedagogia dos projetos, podem funcionar como uma boa opção para dinamizar as aulas de língua portuguesa, pois apresentam atividades interessantes, contemplam leitura, produção textual e oralidade, além de não oferecerem prejuízo para o tempo pedagógico determinado pelas escolas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17267
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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