Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17090

Compartilhe esta página

Título: O computador e a caixa mágica: análise da interação entre o Banco do Brasil e os seus clientes em sua fanpage, baseada na perspectiva dramatúrgica de Erving Goffman
Autor(es): BATISTA, Chalum Bezerra
Palavras-chave: Interacionismo Simbólico; Metáfora Teatral; Netnografia; Comunicação Mediada por Computador; Marketing de; Symbolic Interacionalism; Theatrical Metaphor; Nethnografy; Computer-mediated Communication; Service Marketing
Data do documento: 16-Dez-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Um teatro e um computador têm uma relação importante, do ponto de vista antropológico. Considerando que o indivíduo, em suas relações humanas, constantemente, se apresenta diante dos outros exercendo papéis e regulando seu desempenho, de modo a controlar a impressão que outros têm a seu respeito, adotamos a Teoria da Metáfora Teatral de Erving Goffman para analisar as interações entre o Banco do Brasil, maior banco da América Latina, e os seus clientes. O ambiente de estudo é a fanpage da empresa na rede social da Internet Facebook. Assumimos a abordagem interacionista simbólica, na qual os indivíduos atribuem significados às coisas conforme suas experiências e os modificam por meio de critérios interpretativos. Neste processo a comunicação – particularmente a mediada por computador – e a linguagem são elementos fundamentais. A Comunicação Mediada por Computador gerou novos arranjos de ambiente e novos modos de interação que obrigaram áreas como a Administração e a Publicidade a se rearranjarem. Do ponto de vista mercadológico, as empresas não podem estar desapercebidas em relação ao fenômeno dos relacionamentos nas redes sociais. Neste sentido, o Marketing de Serviços apresenta-se como área de conhecimento substancial, pois o cliente é co-criador de valor e partícipe ativo em suas interações. Utilizamos como método de pesquisa a netnografia, derivação da etnografia que analisa o comportamento do indivíduo na internet.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17090
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO (2014-DEZEMBRO-16) - O COMPUTADOR E A CAIXA MÁGICA - ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE O BAN.pdf3,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons