Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17005
Comparte esta pagina
Título : | Para um pedagogia da pichação |
Autor : | GARCEZ, Rita de Cássia Costa |
Palabras clave : | Gilbert Durand; Pedagogia; Pichação |
Fecha de publicación : | mar-2000 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Esta dissertação pretende contribuir com os estudos desenvolvidos na área educacional no Estado de Pernambuco. Contando com um embasamento antropológico, e especificamente, com a Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand, e ainda, utilizando como método ã "arquitetura sensível" (elaborada pela Prof. Dra. Danielle Perin Rocha Pitta) e o AT-9 (arquétipo teste de nove elementos criado por Yves Durand), buscou-se conhecer e compreender a visão de escola, bem como a apropriação do seu espaço, junto a um grupo de estudantes pichadores, de uma escola pública localizada na Região Metropolitana do Recife. A Pesquisa permitia perceber que o espaço, para o grupo, torna-se um espaço/cemitério, ou melhor, cemitério/escola, pátio sendo o lugar mais freqüentado pelo grupo, e que as pichações podem ser compreendidas, substancialmente como forma de protesto contra a hierarquia escolar e um futuro sem perspectivas. Ogrupo demonstra sentimentos de revolta rejeição, e descrença no devir, no futuro oferecido pelo projeto escolar, e constrói assim, cotidianamente, com escola na escola relações conflituosas, de transgressão, porém complementares, que permitem um desenvolvimento de uma dinâmica sócio-cultural-específica e a existência e a convivência de duas forças opostas, antagônicas que perduram em uma "harmonia conflitual" necessária à vida. Delineam-se desta forma, perspectivas para a elaboração de novos elementos em termos de educação, que venham integrar o Novo Espírito Pedagógico. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17005 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
39G215p Dissertação.pdf | 61,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons