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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17005
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | PITTA, Danielle Rocha | - |
dc.contributor.author | GARCEZ, Rita de Cássia Costa | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-25T18:11:31Z | - |
dc.date.available | 2016-05-25T18:11:31Z | - |
dc.date.issued | 2000-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17005 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação pretende contribuir com os estudos desenvolvidos na área educacional no Estado de Pernambuco. Contando com um embasamento antropológico, e especificamente, com a Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand, e ainda, utilizando como método ã "arquitetura sensível" (elaborada pela Prof. Dra. Danielle Perin Rocha Pitta) e o AT-9 (arquétipo teste de nove elementos criado por Yves Durand), buscou-se conhecer e compreender a visão de escola, bem como a apropriação do seu espaço, junto a um grupo de estudantes pichadores, de uma escola pública localizada na Região Metropolitana do Recife. A Pesquisa permitia perceber que o espaço, para o grupo, torna-se um espaço/cemitério, ou melhor, cemitério/escola, pátio sendo o lugar mais freqüentado pelo grupo, e que as pichações podem ser compreendidas, substancialmente como forma de protesto contra a hierarquia escolar e um futuro sem perspectivas. Ogrupo demonstra sentimentos de revolta rejeição, e descrença no devir, no futuro oferecido pelo projeto escolar, e constrói assim, cotidianamente, com escola na escola relações conflituosas, de transgressão, porém complementares, que permitem um desenvolvimento de uma dinâmica sócio-cultural-específica e a existência e a convivência de duas forças opostas, antagônicas que perduram em uma "harmonia conflitual" necessária à vida. Delineam-se desta forma, perspectivas para a elaboração de novos elementos em termos de educação, que venham integrar o Novo Espírito Pedagógico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gilbert Durand | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Pichação | pt_BR |
dc.title | Para um pedagogia da pichação | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Antropologia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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39G215p Dissertação.pdf | 61,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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