Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16927
Título: A Multimodalidade da charge animada e seu uso em sala de aula
Autor(es): OLIVEIRA, Jailton Ferreira de Oliveira
Palavras-chave: Gênero Textual; Multimodalidade; Multiletramento
Data do documento: 30-Jul-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: As alterações operadas em diversos gêneros possibilitaram novos arranjos textuais que mudaram, consequentemente, a maneira com que os interlocutores lidam com esses novos textos. Serve de exemplo o que ocorreu com a incorporação de outros modos semióticos, via instrumentalização pelas técnicas de animação multimídia no gênero charge. Esse novo formato de produzir textos revela uma mudança social significativa que influencia a forma como tais textos são produzidos e recepcionados. Com isso, exige-se um leitor mais perspicaz, capaz de atribuir sentido aos vários modos semióticos que integram o texto. Em decorrência, é necessário pensarmos em um ensino que permita o desenvolvimento de multiletramentos, uma vez que os gêneros estão cada vez mais multimodais. Nessa perspectiva, uma das iniciativas que o professor (a) de língua materna deve desenvolver é a elaboração de propostas escolares que promovam o multiletramento dos alunos (as). Por isso, esta pesquisa tem por finalidade analisar os aspectos semióticos presentes na charge animada e as funções desempenhadas, bem como verificar como se produz a construção ideológica analisando os recursos semióticos responsáveis pelas marcas sinalizadoras de bullying nas charges animadas. Toda essa construção teórica se dá em função da construção de uma proposta de atividades escolares para os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental conforme a perspectiva dos Estudos Retóricos do Gênero (ERG), da Multimodalidade e dos Multiletramentos com base nas charges animadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16927
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jailton Ferreira de Oliveira.pdf3,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons