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Título : Política de correção de fluxo escolar em pernambuco:concepção, implementação e impactos
Autor : AGUIAR, Silvana Galvão de
Palabras clave : Política educacional; Correção de Fluxo Escolar; Programa Travessia; Fracasso Escolar; Educational politic; Correction of the School Flow; “Travessia” Program; School Failure
Fecha de publicación : 30-sep-2015
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta dissertação insere-se nos estudos desenvolvidos na linha de Pesquisa “Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Seu objetivo é analisar os impactos quali-quantitativos da Política de Correção de Fluxo Idade/série no Estado de Pernambuco no que concerne à superação do fracasso escolar dos alunos egressos do Programa Travessia (2007-2013). Os objetivos específicos são: conhecer a proposta de enfrentamento de fracasso escolar na política de correção de fluxo escolar em Pernambuco; compreender as concepções dos gestores e técnicos de instituições públicas e privadas responsáveis pelo Programa sobre a relação entre os objetivos propostos e a efetivação qualitativa dessa política; e caracterizar os impactos desse Programa na trajetória de vida dos alunos egressos. Para responder a tais objetivos, optou-se pela abordagem quali-quantitativa. Para tanto, a investigação baseou-se em dados estatísticos, assim como entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. O campo empírico para coleta dos dados foi constituído pela: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; Gerência Regional de Educação da Recife-Sul (GRE); Fundação Roberto Marinho/Seção Recife; e duas escolas estaduais situadas no município de Recife. As principais referências teóricas que subsidiaram o estudo foram: Patto (1998); Setúbal (2000); Oliveira (2002); Parente (2002); Angelucci et al. (2004); Brandão et al. (1983); Peroni (2006); Ball (2001); Affonso (2001); Bossa (2007); Charlot (2005); Tardif (2001); Marun(2008) entre outros. Com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), adotamos o que se considera triangulação "categorização, inferência e interpretação" como processo analítico dos dados obtidos. Os resultados indicam, por um lado, a efetividade do Programa quanto ao processo de regularização do fluxo escolar, uma vez que observamos a redução quantitativa de alunos com distorção idade/série. Por outro lado, apontam limitações no que se refere à superação do fracasso escolar, uma vez que os sujeitos da pesquisa relatam baixo impacto no tocante a dimensões como sequência dos estudos, inserção no mundo do trabalho formal e exercício de práticas cidadãs no contexto social em que vivem. Espera-se que esse estudo possa subsidiar novas ações para o campo educacional, entre elas a proposição de políticas eficazes que culminem na redução da distorção idade/série, atreladas à melhoria da qualidade de educação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16738
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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