Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16738

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Edson Francisco de-
dc.contributor.authorAGUIAR, Silvana Galvão de-
dc.date.accessioned2016-04-19T18:42:58Z-
dc.date.available2016-04-19T18:42:58Z-
dc.date.issued2015-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16738-
dc.description.abstractEsta dissertação insere-se nos estudos desenvolvidos na linha de Pesquisa “Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Seu objetivo é analisar os impactos quali-quantitativos da Política de Correção de Fluxo Idade/série no Estado de Pernambuco no que concerne à superação do fracasso escolar dos alunos egressos do Programa Travessia (2007-2013). Os objetivos específicos são: conhecer a proposta de enfrentamento de fracasso escolar na política de correção de fluxo escolar em Pernambuco; compreender as concepções dos gestores e técnicos de instituições públicas e privadas responsáveis pelo Programa sobre a relação entre os objetivos propostos e a efetivação qualitativa dessa política; e caracterizar os impactos desse Programa na trajetória de vida dos alunos egressos. Para responder a tais objetivos, optou-se pela abordagem quali-quantitativa. Para tanto, a investigação baseou-se em dados estatísticos, assim como entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. O campo empírico para coleta dos dados foi constituído pela: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; Gerência Regional de Educação da Recife-Sul (GRE); Fundação Roberto Marinho/Seção Recife; e duas escolas estaduais situadas no município de Recife. As principais referências teóricas que subsidiaram o estudo foram: Patto (1998); Setúbal (2000); Oliveira (2002); Parente (2002); Angelucci et al. (2004); Brandão et al. (1983); Peroni (2006); Ball (2001); Affonso (2001); Bossa (2007); Charlot (2005); Tardif (2001); Marun(2008) entre outros. Com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), adotamos o que se considera triangulação "categorização, inferência e interpretação" como processo analítico dos dados obtidos. Os resultados indicam, por um lado, a efetividade do Programa quanto ao processo de regularização do fluxo escolar, uma vez que observamos a redução quantitativa de alunos com distorção idade/série. Por outro lado, apontam limitações no que se refere à superação do fracasso escolar, uma vez que os sujeitos da pesquisa relatam baixo impacto no tocante a dimensões como sequência dos estudos, inserção no mundo do trabalho formal e exercício de práticas cidadãs no contexto social em que vivem. Espera-se que esse estudo possa subsidiar novas ações para o campo educacional, entre elas a proposição de políticas eficazes que culminem na redução da distorção idade/série, atreladas à melhoria da qualidade de educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectCorreção de Fluxo Escolarpt_BR
dc.subjectPrograma Travessiapt_BR
dc.subjectFracasso Escolarpt_BR
dc.subjectEducational politicpt_BR
dc.subjectCorrection of the School Flowpt_BR
dc.subject“Travessia” Programpt_BR
dc.subjectSchool Failurept_BR
dc.titlePolítica de correção de fluxo escolar em pernambuco:concepção, implementação e impactospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is part of develop studies based on Research “Educational Politics, Planning and Education Management”, from postgraduate education of UFPE. The objective is to analyze the qualitative and quantitative impacts of Correction Politics of Age-Series flow in the State of Pernambuco concerning the overcoming of school failure of the students from “Travessia” Program (2007-2013). The specific objectives are to know the proposed school failure confrontation in correction politics of flow in Pernambuco; understand the views of managers and technicians of public and private institutions responsible for the Program about the relationship between the proposed objectives and qualitative realization of this politic; and characterize the impacts of this Program in the trajectory of life of students. To answer these objectives was chosen the qualitative and quantitative approach. Therefore the investigation was based on statistics data, as semi-structured interviews and documentary research. The empirical field for data collection was constituted by: Secretary of Education of State of Pernambuco; and Regional Education Management of “Recife-Sul” (GRE); Roberto Marinho Foundation/ Recife Section; and two state schools located in Recife. The main theoretical references that support the study are Patto (1998); Setúbal (2000); Oliveira (2002); Parente (2002); Angelucci et al. (2004); Brandão et al. (1983); Peroni (2006); Ball (2001); Affonso (2001); Bossa (2007); Charlot (2005); Tardif (2001); Marun (2008) and others. Based on the analysis of the content (BARDIN, 1977), it was adopted what is considered triangulation “categorization, inference and interpretation” as an analytical process of data. The results indicate, on one side, the effectiveness of the Program as to the school flow regularization process, once was observed the quantitative reduction of students with age-series distortion. On the other side, point out limitations with regard to overcoming school failure, once the research subjects reported low impact in terms of dimensions in the following of the studies, insertion in the world of formal work and exercise humane practice in the social context in which they live. The expectation is that the study can subsidize new actions for the educational field, including the proposal of effective politics which culminate in the reduction of age-series, connected to improving education quality.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação 27-11-15 - SILVANA WORD.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons