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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16665
Título: Espaços sociais e novas identidades gamers: a influência do consumo na produção das narrativas do videogames
Autor(es): PIMENTEL, Erick Vasconcelos
Palavras-chave: jogos eletrônicos – bens de consumo; vídeo games; arte narrativa; communication; electronic – consumption goods; narrative art.
Data do documento: 19-Set-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A aceitação e o crescimento da presença cultural dos videogames têm suscitado grandes discussões a respeito de suas narrativas e de seu conteúdo artístico. A partir do argumento, essencialmente narratológico, de que os videogames são uma mídia fundamentalmente narrativa – cuja interação com os jogadores pode ser explicada, em sua maior parte, em termos narrativos –, nós postulamos neste trabalho que o universo do consumo tem influência marcante sobre as narrativas que se estabelecem através da interação entre os jogos e os jogadores. Pretendemos aqui abordar a reconfiguração dos espaços sociais que envolvem os videogames e o reposicionamento dos jogadores em relação à mídia que consomem devido aos processos produtivos vigentes. Com a justificativa da essencialidade da narrativa para a relevância cultural dos videogames e após abordar as alterações sofridas pelos modos de consumo destes, analisamos como os jogos digitais, de fato, se relacionam com os jogadores, formando identidades e novos significados e símbolos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16665
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

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