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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16665
Title: Espaços sociais e novas identidades gamers: a influência do consumo na produção das narrativas do videogames
Authors: PIMENTEL, Erick Vasconcelos
Keywords: jogos eletrônicos – bens de consumo;vídeo games;arte narrativa;communication;electronic – consumption goods;narrative art.
Issue Date: 19-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A aceitação e o crescimento da presença cultural dos videogames têm suscitado grandes discussões a respeito de suas narrativas e de seu conteúdo artístico. A partir do argumento, essencialmente narratológico, de que os videogames são uma mídia fundamentalmente narrativa – cuja interação com os jogadores pode ser explicada, em sua maior parte, em termos narrativos –, nós postulamos neste trabalho que o universo do consumo tem influência marcante sobre as narrativas que se estabelecem através da interação entre os jogos e os jogadores. Pretendemos aqui abordar a reconfiguração dos espaços sociais que envolvem os videogames e o reposicionamento dos jogadores em relação à mídia que consomem devido aos processos produtivos vigentes. Com a justificativa da essencialidade da narrativa para a relevância cultural dos videogames e após abordar as alterações sofridas pelos modos de consumo destes, analisamos como os jogos digitais, de fato, se relacionam com os jogadores, formando identidades e novos significados e símbolos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16665
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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