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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15480
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Título: | SIGNIFICADOS DA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E NEGLIGÊNCIA CONTRA A CRIANÇA PARA EDUCADORES DO ENSINO INFANTIL DE ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA |
Autor(es): | CÂNDIDO, Joice Luiza Alves |
Palavras-chave: | Maus tratos infantis;; negligência; educação infantil;; saúde escolar;; pesquisa qualitativa |
Data do documento: | 26-Mar-2015 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A violência constitui, mundialmente, um grave problema de saúde pública e as crianças entre 0 e 4 anos são as mais vulneráveis. Apesar da grande incidência da violência psicológica e da negligência, essas formas de violência são pouco discutidas nos diversos contextos em que a criança está inserida. A escola figura como lugar privilegiado para detecção de situações de violência, além de ser um espaço para a prevenção. Este trabalho objetiva compreender os significados da violência psicológica e negligência contra a criança para os educadores do ensino infantil de escolas públicas e privadas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma instituição de ensino pública e três privadas. Foram entrevistadas 14 professoras utilizando-se um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo com apoio do software Atlas.ti. Os resultados foram agrupados em quatro categorias temáticas: a primeira categoria, Concepções sobre a violência, versou sobre o conceito e a tipologia da violência de maneira geral; a segunda, Concepções sobre a negligência, discorreu sobre conceito, local onde ocorre, agressores, sinais, causas e consequências desta violência; a terceira categoria, Concepções sobre a violência psicológica, abordou os mesmos aspectos, mas enfatizando a violência psicológica; a última categoria, Enfrentamento da violência, abordou o papel dos professores e da escola no enfrentamento e prevenção da violência, as dificuldades encontradas e as diferenças nas percepções sobre violência nos contextos das escolas públicas e privadas. As educadoras tiveram dificuldade em discorrer sobre a negligência e um possível cenário de subnotificações foi identificado nas falas. Faz-se importante que o educador tenha uma capacitação atitudinal em relação a estratégias de enfrentamento de cunho intersetorial para que ele possa ser capaz de identificar e intervir nessas situações. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15480 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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