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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15012
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Título : | A percepção do TAE da UFPE acerca do compartilhamento dos conhecimentos adquiridos no mestrado e sua influência nas experiências do seu grupo de trabalho sob a ótica da aprendizagem situada |
Autor : | LIMA, Evelinne Maria Freitas de Souza |
Palabras clave : | Aprendizagem organizacional; Grupos de trabalho; Avaliação de Potencial de Aprendizagem; Conhecimento e aprendizagem |
Fecha de publicación : | 26-feb-2015 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
Resumen : | O objetivo geral dessa pesquisa foi compreender de que forma os conhecimentos adquiridos pelos servidores técnicos administrativos em Educação da UFPE são compartilhados e se tais conhecimentos influenciam nas experiências do seu grupo de trabalho sob a ótica da Aprendizagem Situada. Para isso, buscou-se verificar, se os conhecimentos adquiridos no mestrado pelos servidores técnicos influenciaram as experiências, de que forma eles foram compartilhados no grupo de trabalho; e quais as características da Aprendizagem Situada foram identificadas no grupo de trabalho dos servidores TAES. Como fundamentação teórica referente à aprendizagem voltada aos adultos e ao local de trabalho foi considerada a Teoria da Aprendizagem Situada, de Lave e Wenger em 1991. As características metodológicas eleitas para o estudo foram as seguintes: natureza - aplicada; forma de abordagem - pesquisa qualitativa; objetivo - descritiva; e procedimento técnico - estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas (com 29 TAEs) e observação não participante em campo. Para a análise de dados foram utilizados o referencial teórico e o método de comparação constante. Como principais conclusões, esta pesquisa constatou que em relação à confirmação da influência do conhecimento adquirido na experiência prática, 59% das respostas evidenciaram esta possibilidade; o fator mais relevante referente à aprendizagem grupal, e associado ao processo de aprendizagem prática, foi o compartilhamento de informações adquiridas e criadas. Em respeito à forma do compartilhamento do conhecimento adquirido, verificou-se que os respondentes elegeram o meio informal e elencaram que ocorreu no expediente de trabalho. No que se refere às características da Aprendizagem Situada no grupo de trabalho, todas elas foram identificadas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15012 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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