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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15012
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUEIROS, Mônica Maria Barbosa
dc.contributor.authorLIMA, Evelinne Maria Freitas de Souza
dc.date.accessioned2016-01-27T17:42:28Z
dc.date.available2016-01-27T17:42:28Z
dc.date.issued2015-02-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15012
dc.description.abstractO objetivo geral dessa pesquisa foi compreender de que forma os conhecimentos adquiridos pelos servidores técnicos administrativos em Educação da UFPE são compartilhados e se tais conhecimentos influenciam nas experiências do seu grupo de trabalho sob a ótica da Aprendizagem Situada. Para isso, buscou-se verificar, se os conhecimentos adquiridos no mestrado pelos servidores técnicos influenciaram as experiências, de que forma eles foram compartilhados no grupo de trabalho; e quais as características da Aprendizagem Situada foram identificadas no grupo de trabalho dos servidores TAES. Como fundamentação teórica referente à aprendizagem voltada aos adultos e ao local de trabalho foi considerada a Teoria da Aprendizagem Situada, de Lave e Wenger em 1991. As características metodológicas eleitas para o estudo foram as seguintes: natureza - aplicada; forma de abordagem - pesquisa qualitativa; objetivo - descritiva; e procedimento técnico - estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas (com 29 TAEs) e observação não participante em campo. Para a análise de dados foram utilizados o referencial teórico e o método de comparação constante. Como principais conclusões, esta pesquisa constatou que em relação à confirmação da influência do conhecimento adquirido na experiência prática, 59% das respostas evidenciaram esta possibilidade; o fator mais relevante referente à aprendizagem grupal, e associado ao processo de aprendizagem prática, foi o compartilhamento de informações adquiridas e criadas. Em respeito à forma do compartilhamento do conhecimento adquirido, verificou-se que os respondentes elegeram o meio informal e elencaram que ocorreu no expediente de trabalho. No que se refere às características da Aprendizagem Situada no grupo de trabalho, todas elas foram identificadas.pt_BR
dc.language.isobrpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGrupos de trabalhopt_BR
dc.subjectAvaliação de Potencial de Aprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.titleA percepção do TAE da UFPE acerca do compartilhamento dos conhecimentos adquiridos no mestrado e sua influência nas experiências do seu grupo de trabalho sob a ótica da aprendizagem situadapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5875367444696987pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2749237050460041pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe overall objective of this research was to understand how the knowledge acquired by technical administrative servers UFPE of Education are shared and whether such knowledge influence the experiences of your working group from the perspective of situated learning. For this, we sought to verify whether the knowledge acquired in the master servers influenced by technical experiences, how they were shared in the working group; and what the Situated Learning features were identified in the working group of TAES servers. As theoretical basis related to focused learning to adults and the workplace was considered the theory of situated learning, Lave and Wenger in 1991. Elected methodological characteristics for the study were the following: nature - applied; how to approach - qualitative research; goal - descriptive; and technical process - case study. For data collection were carried out semi-structured interviews (with 29 TAES) and non-participant observation in the field. For data analysis, we used the theoretical framework and the constant comparison method. The main conclusions, this research found that compared to confirmation of the influence of acquired knowledge on practical experience, 59% of respondents showed this possibility; the most important factor related to group learning, and associated with the process of practical learning, was the information acquired and created share. In respect to the form of sharing the knowledge gained, it was found that respondents chose the informal environment and elencaram that occurred in working hours. With regard to the characteristics situated learning work group, all of them were identified.pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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