Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1353

Comparte esta pagina

Título : Sudene, informação e educação em Pernambuco, 1960-1980
Autor : NASCIMENTO, Angela Cristina Moreira do
Palabras clave : Sudene; Informação; educação
Fecha de publicación : 31-ene-2011
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Cristina Moreira do Nascimento, Angela; Antônio de Mendonça Bernardes, Denis. Sudene, informação e educação em Pernambuco, 1960-1980. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumen : O trabalho analisa a produção de informações sobre educação, elaborada pela Sudene, por meio de documentos institucionais produzidos durante os anos 1960 1980. Teve como pressuposto o uso das informações na adoção de políticas públicas e, como consequência, a alteração dos índices de escolaridade no Estado de Pernambuco. A Sudene, instituição escolhida como objeto de trabalho, é emblemática na história do Nordeste e, particularmente na de Pernambuco, por ter sido o Estado escolhido para sediá-la, a partir do final dos anos 50. Desde sua criação, quando o Brasil vivia várias crises: econômica, política e social, a trajetória da Sudene foi permeada de várias crises como o Golpe Militar de 1964; a reforma constitucional, que retirou os recursos vinculados, enfraquecendo-a financeiramente; e a redemocratização, com a volta de profissionais alijados pelo governo militar. A Sudene, que representou a esperança nordestina por dias melhores, fora concebida com ousadia e inovação e foi em certo momento um espaço democrático do debate sobre a questão regional. Tentamos identificar a possível usabilidade das informações, os mecanismos de divulgação e acesso, face à disponibilidade tecnológica, da qual, aliás, a autarquia sempre foi precursora e porque seu considerável estoque informacional acumulado ao longo de seu funcionamento não é tornado público devidamente, no sentido do acesso como apropriação cidadã, apesar das constantes inovações tecnológicas como veículo de divulgação. O ponto focal da pesquisa foi a área de educação, como elemento imprescindível ao desenvolvimento e consequente bem estar social da população do Nordeste
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1353
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo9514_1.pdf6,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons