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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBERNARDES, Denis Antônio de Mendonçapt_BR
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Angela Cristina Moreira dopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:49:21Z
dc.date.available2014-06-12T15:49:21Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCristina Moreira do Nascimento, Angela; Antônio de Mendonça Bernardes, Denis. Sudene, informação e educação em Pernambuco, 1960-1980. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1353
dc.description.abstractO trabalho analisa a produção de informações sobre educação, elaborada pela Sudene, por meio de documentos institucionais produzidos durante os anos 1960 1980. Teve como pressuposto o uso das informações na adoção de políticas públicas e, como consequência, a alteração dos índices de escolaridade no Estado de Pernambuco. A Sudene, instituição escolhida como objeto de trabalho, é emblemática na história do Nordeste e, particularmente na de Pernambuco, por ter sido o Estado escolhido para sediá-la, a partir do final dos anos 50. Desde sua criação, quando o Brasil vivia várias crises: econômica, política e social, a trajetória da Sudene foi permeada de várias crises como o Golpe Militar de 1964; a reforma constitucional, que retirou os recursos vinculados, enfraquecendo-a financeiramente; e a redemocratização, com a volta de profissionais alijados pelo governo militar. A Sudene, que representou a esperança nordestina por dias melhores, fora concebida com ousadia e inovação e foi em certo momento um espaço democrático do debate sobre a questão regional. Tentamos identificar a possível usabilidade das informações, os mecanismos de divulgação e acesso, face à disponibilidade tecnológica, da qual, aliás, a autarquia sempre foi precursora e porque seu considerável estoque informacional acumulado ao longo de seu funcionamento não é tornado público devidamente, no sentido do acesso como apropriação cidadã, apesar das constantes inovações tecnológicas como veículo de divulgação. O ponto focal da pesquisa foi a área de educação, como elemento imprescindível ao desenvolvimento e consequente bem estar social da população do Nordestept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSudenept_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.titleSudene, informação e educação em Pernambuco, 1960-1980pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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