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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1353
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BERNARDES, Denis Antônio de Mendonça | pt_BR |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Angela Cristina Moreira do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:49:21Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T15:49:21Z | |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Cristina Moreira do Nascimento, Angela; Antônio de Mendonça Bernardes, Denis. Sudene, informação e educação em Pernambuco, 1960-1980. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1353 | |
dc.description.abstract | O trabalho analisa a produção de informações sobre educação, elaborada pela Sudene, por meio de documentos institucionais produzidos durante os anos 1960 1980. Teve como pressuposto o uso das informações na adoção de políticas públicas e, como consequência, a alteração dos índices de escolaridade no Estado de Pernambuco. A Sudene, instituição escolhida como objeto de trabalho, é emblemática na história do Nordeste e, particularmente na de Pernambuco, por ter sido o Estado escolhido para sediá-la, a partir do final dos anos 50. Desde sua criação, quando o Brasil vivia várias crises: econômica, política e social, a trajetória da Sudene foi permeada de várias crises como o Golpe Militar de 1964; a reforma constitucional, que retirou os recursos vinculados, enfraquecendo-a financeiramente; e a redemocratização, com a volta de profissionais alijados pelo governo militar. A Sudene, que representou a esperança nordestina por dias melhores, fora concebida com ousadia e inovação e foi em certo momento um espaço democrático do debate sobre a questão regional. Tentamos identificar a possível usabilidade das informações, os mecanismos de divulgação e acesso, face à disponibilidade tecnológica, da qual, aliás, a autarquia sempre foi precursora e porque seu considerável estoque informacional acumulado ao longo de seu funcionamento não é tornado público devidamente, no sentido do acesso como apropriação cidadã, apesar das constantes inovações tecnológicas como veículo de divulgação. O ponto focal da pesquisa foi a área de educação, como elemento imprescindível ao desenvolvimento e consequente bem estar social da população do Nordeste | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sudene | pt_BR |
dc.subject | Informação | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.title | Sudene, informação e educação em Pernambuco, 1960-1980 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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