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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13227
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar | |
dc.contributor.author | FIGUEIREDO, Ana Paula Nunes Braz | |
dc.date.accessioned | 2015-04-15T17:06:16Z | |
dc.date.available | 2015-04-15T17:06:16Z | |
dc.date.issued | 2013-02-20 | |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Ana Paula Nunes Braz. Resolução de problemas sobre a grandeza volume por alunos do ensino médio: um estudo sob a ótica da teoria dos campos conceituais. Recife, 2013. 182 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13227 | |
dc.description.abstract | Este trabalho é um estudo exploratório sobre o modo como alunos do ensino médio lidam com problemas sobre volume. Neste estudo, o conceito de volume é investigado sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores. Adotamos como hipótese didática que volume deve ser considerado como grandeza. Tal hipótese é uma adaptação das pesquisas de Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian sobre área de figuras planas. Volume é, portanto, considerado como um dos constituintes do campo conceitual das grandezas geométricas e como conceito, na perspectiva proposta por Vergnaud, ou seja, como tripé de três conjuntos indissociáveis: o conjunto das situações que lhe dão sentido, o conjunto dos invariantes sobre os quais se apoia a operacionalidade dos esquemas e o conjunto das representações simbólicas em jogo na apresentação e resolução das tarefas relativas ao volume. A parte experimental deste trabalho consistiu na aplicação de teste de sondagem e de entrevistas com alunos do terceiro ano do ensino médio de três instituições de ensino das redes privada, pública federal e pública estadual. A análise dos resultados foi desenvolvida relacionando aspectos presentes na revisão de literatura e na fundamentação teórica. Podemos observar que o campo numérico predomina em relação ao campo geométrico e das grandezas, na maioria das situações de volume abordadas e que situações de medida são as mais compreendidas pelos sujeitos. Os aspectos abordados nesta pesquisa apontam para lacunas e entraves de natureza epistemológica, como aqueles cuja origem está na complexidade das relações entre volume e outras grandezas físicas e geométricas (como massa e área respectivamente), com os conceitos de dimensionalidade e capacidade. Mas, por outro lado, os dados apontam para uma possível origem didática para esses entraves e lacunas, reforçando a hipótese levantada em pesquisas anteriores de que a ênfase excessiva no uso de fórmulas e nas situações de medida não parece dar conta da atribuição de um significado mais amplo para volume. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Grandezas e medidas | pt_BR |
dc.subject | Volume | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Campos Conceituais | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas sobre a grandeza volume por alunos do ensino médio: um estudo sob a ótica da teoria dos campos conceituais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | TELES, Rosinalda Aurora de Melo | |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO ANA PAULA FIGUEIREDO.pdf | 11,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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