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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13059
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Title: | Formação continuada de professores e tecnologia: concepções docentes, possibilidades e desafios do uso das tecnologias digitais na educação básica |
Authors: | SILVA, Maristela Maria Andrade |
Keywords: | Concepções; Formação continuada; Tecnologias Digitais; Possibilidades e desafios |
Issue Date: | 25-Feb-2014 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as concepções dos docentes em relação às possibilidades e desafios do uso das tecnologias digitais, a partir do processo de formação continuada na Rede Municipal de Ensino do Recife. Para discutir sobre a formação continuada de professores e tecnologia: concepções docentes, possibilidades e desafios do uso das tecnologias digitais na educação básica, nos baseamos teoricamente na tendência conceitual que permeia a formação continuada (ARAÚJO; SILVA, 2009), as tecnologias digitais da Informação e comunicação (BEHRENS, 2010) e aprendizagem com uso das TDIC (VALENTE, 2005). Optamos por uma abordagem qualitativa e utilizamos a metodologia de análise de conteúdo. Determinamos como nosso campo empírico o Centro de Formação de Educadores Paulo e, os sujeitos da nossa pesquisa foram os professores, que atuam no 3º e 4º ciclos da Educação Fundamental e os mediadores, que são os especialistas em Tecnologias na Educação. Para a construção dos dados utilizamos a pesquisa documental, o questionário e entrevista semiestruturada. Elencamos as seguintes categorias temáticas a priori: tendência conceitual da formação continuada, possibilidades de uso, possibilidades de aprendizagem e desafios. A partir da nossa análise identificamos unidades de registro que apontam para uma tendência conceitual de formação continuada para o viés liberalconservador, mas também foi possível encontrar concepções docentes voltadas para a tendência crítico-reflexiva. Consideramos que a tendência conceitual que permeia a formação continuada no âmbito do Programa Professor@.com é parcialmente crítico-reflexiva. Percebemos que os docentes concebem possibilidades de aprendizagem com uso das TDIC numa perspectiva progressista, porém os desafios referentes à formação continuada, infraestrutura e o tempo pedagógico dificultam o uso das TDIC como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem numa perspectiva progressista. Podemos supor que as formações no âmbito do Programa Professor@com já apresentam aos professores diversos olhares sobre às possibilidades de aprendizagem com uso das TDIC, numa perspectiva construcionista, porém é difícil para os professores integrarem as tecnologias na sua prática docente sem mudança da cultura escolar. A mudança das concepções dos docentes não é suficiente para promover a aprendizagem dos estudantes com uso das tecnologias se a cultura escolar continuar conservadora. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13059 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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