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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13046

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Título: Letramento(s) digital(is) e jovens de periferia: o transitar por (multi)letramento(s) digital(is) durante o processo de produção de vídeos de vídeos de bolso
Autor(es): NOGUEIRA, Márcia Gonçalves
Palavras-chave: Letramento Digital; Multiletramentos Digitais; Cultura Digital; Cultura Jovem
Data do documento: 28-Fev-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar os tipos de letramento(s) digital(is) mobilizados por jovens de periferia durante a produção de vídeos de bolso a partir de uma Pesquisa Participante, à luz do modelo teóricometodológico de (Multi)letramento(s) Digital (is) de Selber (2004), considerando os níveis de letramento digital: funcional, crítico e retórico. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Heath (1983), Street (1984, 2003), Kleiman (2008), Buzato (2007), Lemke (2010), Dionísio (2007), New London Group (2006), entre outros que contribuíram para as reflexões propostas neste trabalho. A metodologia é de caráter qualitativo, a partir dos estudos realizados por Triviños (1987) e Demo (1995), e emprega questionários online, entrevistas semiestruturadas, registros em vídeo e notas de campo com jovens estudantes de escola pública estadual da região metropolitana de Recife/PE. Com os resultados fica evidenciado a capacidade dos jovens pesquisados transitarem por diferentes letramentos digitais, de modo hipertextual e não linear, buscando informações de forma autônoma no espaço virtual, (re)significando, desta forma, seus usos e aplicações. Observei, então, novos aprendizados e novos letramentos aflorando desta geração que mesmo com todas as dificuldades conseguem interagir e usufruir das Tecnologias Digitais em benefício próprio e da coletividade. Nessa perspectiva, as mídias de comunicação massiva transmitem informações e as novas mídias (e sua diversidade de linguagens) favorecem uma comunicação pós-massiva onde todos têm voz e vez na Cultura Digital.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13046
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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