Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13037
Title: O uso de mídias por professores egressos do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação
Authors: Queiroz, Tania Lucia de Araujo
Keywords: Integração de mídias na educação;Teoria da Atividade;Atlas Ti
Issue Date: 31-Jan-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação busca compreender como professores egressos do Programa de Formação de Professores Mídias na Educação, na Paraíba, usaram as mídias no projeto de ensino desenvolvido em sala de aula com os alunos. Utiliza a Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1978, 1983) como aporte teórico metodológico, a fim de compreender o fenômeno estudado. Descreve e interpreta os dados dos questionários e dos projetos de ensino dos professores por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2002) e com o uso do software Atlas Ti. Identifica nos questionários, a predominância das mídias eletrônicas (TV/Vídeo/DVD, computador) e impressa (livro didático, jornais, revistas) como recurso didático para motivar os alunos, dar dinamismo as aulas, facilitar a aprendizagem dos alunos e o relacionamento professor-aluno demonstrando o apego às mídias tradicionais. Após o início do curso, identifica, também, o uso das mídias para complementação do conteúdo e promoção do acesso às mídias. Nos projetos de ensino, por meio da descrição e análise das necessidades, dos motivos, das ações e das operações, percebe diversidade de ações e operações com o uso de diferentes mídias para promoção de debates, discussão, leitura de diferentes gêneros textuais, pesquisa, trabalho em grupo e socialização dos estudos realizados. Conclui a partir da análise das ações e operações executadas no projeto de ensino que houve integração de diferentes mídias nos projetos de ensino, no entanto, prevalece o uso das mídias como recurso tecnológico que promove e facilitador do ensino e da aprendizagem. No entanto, em relação à integração das mídias de modo critico e na perspectiva da produção e autoria, percebe que nos projetos de ensino analisados a proposta do Curso Mídias na Educação não se efetivou.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13037
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO (Final) - TANIA LUCIA DESBLOQUEADA.pdf2.96 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons