Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13034
Share on
Title: | Concepções sobre a matemática e seu ensino na perspectiva de professores que ensinam matemática em licenciaturas de Alagoas |
Authors: | Martins, Ricardo Lisboa |
Keywords: | Concepções sobre a Natureza da Matemática; Concepção de Ensino; Professor Formador de Matemática; Licenciatura em Matemática |
Issue Date: | 31-Jan-2012 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta pesquisa aborda as concepções de professores. Nesta problemática, buscamos identificar, em particular, elementos de concepções mobilizadas por professores que ensinam conteúdos específicos de matemática, em licenciaturas de matemática, sobre a matemática e seu ensino. Inicialmente, levantamos elementos históricos sobre a licenciatura em matemática no Brasil e identificamos modelos de formação que vêm sendo implementados nas instituições de ensino superior. Estes estudos serviram de base para a formulação de duas premissas nas quais nos apoiamos para desenvolver a pesquisa. Tendo em vista que a modelização de concepções é complexa, escolhemos entrar na nossa problemática a partir da identificação de elementos que caracterizam concepções suscetíveis de serem mobilizadas pelos professores. A investigação foi realizada junto a 35 professores que ensinam nas licenciaturas em matemática no Estado de Alagoas, que responderam um questionário semi-estruturado cujas questões contemplam categorias de elementos de concepções estabelecidas a priori com base no estudo de concepções sobre a matemática e sobre o ensino da matemática. As respostas dos professores indicam uma tendência a superação de concepções ligadas aos modelos estáticos da matemática, embora suas concepções sejam fortemente caracterizadas por elementos ligados a uma matemática instrumental. Ao mesmo tempo que um professor considera pertinente a adoção de um modelo de ensino mais inovador, não concebe que o erro do estudante pode ser utilizado no ensino para potencializar a aprendizagem. Estes resultados indicam a coabitação de concepções diferentes sobre a matemática e seu ensino no mesmo professor. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13034 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RicardoLisboaMartins_dissertação_edumatec.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License