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Título: Prática pedagógica docente-discente e humanização: contribuição de Paulo Freire para a escola pública
Autor(es): BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho
Palavras-chave: Pedagogia Paulo Freire; Ciclo do conhecimento; Humanização; Prática pedagógica docente-discente; Leitura de textos e de contextos; Práticas participativas
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. Prática pedagógica docente-discente e humanização: contribuição de Paulo freire para a escola pública. Recife, 2012. 242f. : Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-graduação em Educação. Recife, 2011.
Abstract: O pensamento de Paulo Freire pressupõe a superação de formas hegemônicas de pensar e de fazer a educação, permite dialogar com a realidade da escola pública e oferece elementos que contribuem para a construção de uma prática pedagógica docente-discente que tenha como horizonte a humanização dos sujeitos. Analisar as ações e as relações que expressam os elementos constituidores da dimensão humanizadora da pedagogia de Paulo Freire na prática pedagógica docente-discente vivenciada no ensino fundamental da escola pública, tomando Ipueiras-CE como contexto da pesquisa, foi o propósito deste trabalho. Para tratar da humanização na perspectiva freireana, recorremos a Paulo Freire (1959, 1978, 1988, 1996, 2000a; 2000b, 2001a, 2006, 2007); Shör e Freire (1986); Freire e Faundez (1985); Freire e Guimarães (1982); Santiago (1988, 2007); A. Rosas (2008) e Mendonça (2008). Utilizamonos de Apple (1998); Arroyo (2006); Forquin (1996); Goodson (2007); Santiago (1990, 2000a, 2006, 2007); Saul (1990, 1998) e Young (2009) para o estudo acerca do campo crítico do currículo, e de Souza (2009); Santiago (2006) e Paulo Freire (obras citadas) para delinear a prática pedagógica docente-discente com traços humanizadores. A opção teóricometodológica recaiu sobre a fenomenologia dialética enquanto que o estudo de caso do tipo etnográfico permitiu a análise das práticas pedagógicas no chão da escola. Trabalhamos com análise documental utilizando fontes do sistema de ensino e aqueles documentos gerados ou recepcionados pela escola, realização de entrevistas e a observação participante que se constituiu em procedimento básico na fase de coleta de dados, enquanto que, para a organização e tratamento dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008). Os dados nos permitiram compreender que a leitura assume a função nucleadora na proposição, organização e vivência nos processos de produção do conhecimento, transversalizando o trabalho das professoras/estudantes. A leitura se apresenta multidimensional, abarca o social, o cultural e o humano e aglutina as finalidades educativas da prática docente-discente como leitura de textos e contextos. Leitura se traduz em atitude de respeito, curiosidade, autoria e empoderamento. Constitui-se como ato de experiência existencial, uma vez que o ato de ler se encontrava articulado ao modo de ser, viver e estar no mundo de professoras e estudantes, suscitando a compreensão de que o ser humano como leitor do mundo se move ininterruptamente de forma objetiva e subjetiva. Isso só foi possível em uma prática pedagógica docente-discente com traços de humanização, marcada pela relação competênciarigor- amorosidade, levando-nos a concluir que no pensamento de Paulo Freire encontram-se elementos de análise que substanciam a vivência de uma prática pedagógica comprometida com a humanização do sujeito e permitem melhor dialogar com respostas que se apresentem sobre a prática pedagógica que se desenvolve na escola pública.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13014
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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