Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13003

Comparte esta pagina

Título : Educação e capoeira: figurações emocionais na cidade do Recife-Pernambuco-Brasil
Autor : Kohl, Henrique Gerson
Palabras clave : Capoeira; Educação; Recife; Teoria Eliasiana; Emoção
Fecha de publicación : 31-ene-2012
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : KOHL, Henrique Gerson. Educação e capoeira: figurações emocionais na cidade do Recife-Pernambuco-Brasil. Recife, 2012. 390f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-graduação em Educação. Recife, 2012.
Resumen : Este estudo, materializado no campo da história da educação, intentou desenvolver uma leitura da realidade da capoeira da cidade do Recife nas décadas de 80 e 90 do século XX. Leitura norteada pelo diálogo multirreferencial entre diferentes áreas do conhecimento, em que estabelecemos relações entre alguns conhecimentos dos mestres de capoeira (atores da pesquisa) e as adesões teóricas aqui realizadas. Trabalhamos com a hipótese de que houve mudanças no processo de formação do capoeira, geradas por processos educativos norteados por relações interdependentes materializadas entre figurações da capoeira da cidade de Recife e doutras figurações. Delimitamos o seguinte problema de pesquisa: enquanto fenômeno educativo não formal, como a capoeira desenvolveu-se na cidade de Recife entre as décadas de 80 e 90 do século XX? O objetivo é identificar e analisar o processo civilizatório existente na capoeira desenvolvida por algumas de suas referências na cidade do Recife entre as décadas de 80 e 90 do século XX. Os objetivos específicos são: a) compreender o(s) tipo(s) de relações sociais entre a capoeira recifense e outras valências sociais para analisar como se deu o processo civilizatório da capoeira via algumas de suas referências reconhecidas por alguns coletivos representativos da capoeira local, no referido período; b) compreender o controle das emoções desenvolvido no decorrer do jogo realizado na roda de capoeira por parte de suas referências. Adotamos o viés metodológico da história oral. À guisa de conclusão, tem-se uma tese com relevância educacional que evidencia, à luz da teoria eliasiana, o processo civilizatório pelo qual a capoeira seguiu sendo educada e também educando na teia relacional em que relaciona-se, com suas dinâmicas e mutáveis valências.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13003
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese CE-UFPE Henrique G Kohl 2 PDF.pdf9,9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons