Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12831

Compartilhe esta página

Título: Caminhos para inclusão: uma reflexão sobre áudio-descrição no teatro infanto-juvenil
Autor(es): Nóbrega, Andreza
Palavras-chave: Áudio-descrição; Inclusão; Acessibilidade comunicacional; Tecnologia assistiva; Teatro-educação
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente pesquisa analisou as contribuições da áudio-descrição para a recepção e fruição do espetáculo teatral por espectadores com deficiência visual, examinando os relatos das informações visuais captadas, refletindo em que nível elas são imprescindíveis para usufruir de produtos artísticos e assim, caminhar em direção à inclusão cultural, educacional e social da pessoa com deficiência. De cunho qualitativo, este estudo recorreu à criação de um caso significativo em que se evidencia a acessibilidade comunicacional para pessoa com deficiência visual, caso este que fora aplicado o recurso da áudiodescrição no espetáculo “Nem Sempre Lila” direcionado à infância e juventude, com sua posterior análise, por meio de uma entrevista individual, visando identificar elementos visuais captados pelo usuários da áudio-descrição. A análise revelou que a recepção e fruição do espetáculo por meio da áudiodescrição se torna muito mais significativa, ao passo que os sujeitos se relacionam com os diversos elementos da teatralidade (cenário, figurino, movimentação cênica, iluminação, maquiagem) que influenciam a forma de sentir e receber a obra, empoderando-os para que possam emitir seu posicionamento crítico enquanto espectador, que é aspecto importante para a área do teatro-educação. Além de confirmarem os benefícios do recurso, os sujeitos deste estudo expressaram o sentimento de acolhimento ao serem reconhecidos e valorizados enquanto ser humano participante de ações comuns a todos, como ir ao teatro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12831
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndrezaNobrega.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons