Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12831

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLima, Francisco José de -
dc.contributor.authorNóbrega, Andreza-
dc.date.accessioned2015-04-10T13:07:30Z-
dc.date.available2015-04-10T13:07:30Z-
dc.date.issued2012-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12831-
dc.description.abstractA presente pesquisa analisou as contribuições da áudio-descrição para a recepção e fruição do espetáculo teatral por espectadores com deficiência visual, examinando os relatos das informações visuais captadas, refletindo em que nível elas são imprescindíveis para usufruir de produtos artísticos e assim, caminhar em direção à inclusão cultural, educacional e social da pessoa com deficiência. De cunho qualitativo, este estudo recorreu à criação de um caso significativo em que se evidencia a acessibilidade comunicacional para pessoa com deficiência visual, caso este que fora aplicado o recurso da áudiodescrição no espetáculo “Nem Sempre Lila” direcionado à infância e juventude, com sua posterior análise, por meio de uma entrevista individual, visando identificar elementos visuais captados pelo usuários da áudio-descrição. A análise revelou que a recepção e fruição do espetáculo por meio da áudiodescrição se torna muito mais significativa, ao passo que os sujeitos se relacionam com os diversos elementos da teatralidade (cenário, figurino, movimentação cênica, iluminação, maquiagem) que influenciam a forma de sentir e receber a obra, empoderando-os para que possam emitir seu posicionamento crítico enquanto espectador, que é aspecto importante para a área do teatro-educação. Além de confirmarem os benefícios do recurso, os sujeitos deste estudo expressaram o sentimento de acolhimento ao serem reconhecidos e valorizados enquanto ser humano participante de ações comuns a todos, como ir ao teatro.pt_BR
dc.description.sponsorshipSesc Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁudio-descriçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidade comunicacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectTeatro-educaçãopt_BR
dc.titleCaminhos para inclusão: uma reflexão sobre áudio-descrição no teatro infanto-juvenilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AndrezaNobrega.pdf1,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons