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Título : Bullying: impacto sobre a satisfação com a vida em adolescentes
Autor : MARQUES, Daniel Francisco Pires Jovino
SILVA, Antonio Medeiros Peregrino da
Palabras clave : Bullying; Satisfação com a vida; Qualidade de vida
Fecha de publicación : 11-mar-2014
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Bullying é um dos tipos de violência escolar existentes. Dentre os parâmetros de avaliação de qualidade de vida, tem sido utilizada a avaliação da satisfação com a vida. Não há na literatura estudos que correlacionem o tipo de envolvimento com bullying e satisfação com a vida. Este estudo tem por objetivo investigar a correlação entre bullying escolar e a satisfação com a vida em estudantes. Foram avaliados estudantes de 14 a 19 anos da Cidade do Recife, Brasil, através de questionário sociodemográfico autoaplicável e da Escala Multidimensional de Satisfação com a Vida em Estudantes. Após responder a escala na sala de aulas, voluntários levaram para casa um questionário a respeito de bullying e fatores associados, a ser devolvido nos dias subsequentes. Os voluntários foram divididos em cinco grupos: vítimas; vítimas-agressoras; agressores nos últimos 30 dias; agressores inativos nos últimos 30 dias; e estudantes sem envolvimento com bullying. Para um total de 496 voluntários, houve diferença estatística significante (p<0.05) entre os grupos avaliados. O grupo sem envolvimento teve pontuações estatisticamente maiores na escala que os demais grupos, exceto que o grupo que havia cometido bullying há mais de 30 dias. Esse resultado demonstra que vítimas, agressores nos últimos 30 dias e vítimas-agressoras têm pior satisfação com a vida que aqueles sem envolvimento com bullying. Devido à presença de transtornos mentais, comportamentais e de aprendizagem encontrados em adolescentes envolvidos com bullying, torna-se necessário o melhor conhecimento do fenômeno e dos envolvidos, para o desenvolvimento de políticas educacionais e preventivas em saúde mental.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12644
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

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