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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12644

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBASTOS FILHO, Othon Coelho
dc.contributor.authorMARQUES, Daniel Francisco Pires Jovino
dc.contributor.authorSILVA, Antonio Medeiros Peregrino da
dc.date.accessioned2015-03-13T19:37:15Z
dc.date.available2015-03-13T19:37:15Z
dc.date.issued2014-03-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12644
dc.description.abstractBullying é um dos tipos de violência escolar existentes. Dentre os parâmetros de avaliação de qualidade de vida, tem sido utilizada a avaliação da satisfação com a vida. Não há na literatura estudos que correlacionem o tipo de envolvimento com bullying e satisfação com a vida. Este estudo tem por objetivo investigar a correlação entre bullying escolar e a satisfação com a vida em estudantes. Foram avaliados estudantes de 14 a 19 anos da Cidade do Recife, Brasil, através de questionário sociodemográfico autoaplicável e da Escala Multidimensional de Satisfação com a Vida em Estudantes. Após responder a escala na sala de aulas, voluntários levaram para casa um questionário a respeito de bullying e fatores associados, a ser devolvido nos dias subsequentes. Os voluntários foram divididos em cinco grupos: vítimas; vítimas-agressoras; agressores nos últimos 30 dias; agressores inativos nos últimos 30 dias; e estudantes sem envolvimento com bullying. Para um total de 496 voluntários, houve diferença estatística significante (p<0.05) entre os grupos avaliados. O grupo sem envolvimento teve pontuações estatisticamente maiores na escala que os demais grupos, exceto que o grupo que havia cometido bullying há mais de 30 dias. Esse resultado demonstra que vítimas, agressores nos últimos 30 dias e vítimas-agressoras têm pior satisfação com a vida que aqueles sem envolvimento com bullying. Devido à presença de transtornos mentais, comportamentais e de aprendizagem encontrados em adolescentes envolvidos com bullying, torna-se necessário o melhor conhecimento do fenômeno e dos envolvidos, para o desenvolvimento de políticas educacionais e preventivas em saúde mental.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectSatisfação com a vidapt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.titleBullying: impacto sobre a satisfação com a vida em adolescentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

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