Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12597
Title: “Coreografias e Estratégias Didáticas Online e suas Relações com os Enfoques e Estilos de Aprendizagem Docentes e Discentes”
Authors: Silva, Cristine Lucia da Silva
Keywords: Educação a distância;Coreografia didática online;Estratégia didática online;Estilo de aprendizagem;Enfoque de aprendizagem
Issue Date: 31-Jan-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este estudo tem como objetivo geral compreender como as coreografias didáticas colocadas em cena são influenciadas pelo estilo do professor e como influenciam os enfoques e estilos de aprendizagem dos seus estudantes em uma disciplina online. E como objetivos específicos: (1) identificar os enfoques e estilos de aprendizagem dos alunos e do professor em uma disciplina online; (2) analisar os tipos de estratégias de ensino de um docente em uma disciplina online; (3) analisar a relação entre os enfoques e estilos de aprendizagem dos educandos em uma disciplina online no que se refere às estratégias colocadas em cena pelo professor. Para esta tarefa optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa de tipo explicativa e como técnica de análise usamos a Análise Textual Discursiva, porque estas nos oferecem ampla liberdade teórico-metodológica permitindo-nos um maior aprofundamento desta pesquisa. A composição do quadro teórico está relacionada aos seguintes conteúdos desenvolvidos: educação a distância; coreografias e estratégias didáticas online; enfoques e estilos de aprendizagem. Como temos o interesse em compreender como as coreografias do docente influenciam os enfoques e estilos de aprendizagem dos seus educandos, analisamos uma disciplina online de um Curso de Graduação em Letras – Língua Espanhola de uma Universidade Federal. A pesquisa foi realizada com um professor e seis alunos que participavam do curso ofertado. A análise dos dados se deu considerando quatro categorias definidas a priori - (a) antecipação, (b) colocação em cena, (c) produto da aprendizagem, (d) modelo de base da aprendizagem – e em cinco subcategorias definidas a posteriori – (I) ser professor a distância, (II) reconhecimento prévio dos alunos, (III) planejamento, (IV) estratégias didáticas, (V) avaliação. Os resultados revelaram que os estudantes de todos os estilos de aprendizagem são influenciados pelas estratégias didáticas de seu professor. E pelo fato de ter sido utilizado apenas uma ferramenta (o fórum) isso os desestimulou um pouco, mesmo os que tinham o estilo mais parecido com o do professor. Porém, alguns foram além do esperado pelo docente, se reuniram em grupos para debater os assuntos propostos no ambiente virtual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12597
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO COMPLETA PARA O CD.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons