Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12441

Compartilhe esta página

Título: Avaliação na acessibilidade das ferramentas de geração automáticas de blogs
Autor(es): Pernambuco, Teresa Rachel de Arruda
Palavras-chave: Acessibilidade; Web; Ferramentas para publicação de blogs; Deficientes visuais
Data do documento: 10-Set-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PERNAMBUCO, Teresa Rachel de Arruda. Avaliação na acessibilidade das ferramentas de geração automáticas de blogs. Recife, 2013. 107 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013..
Abstract: Nesta dissertação foram avaliados sistemas para publicação de blogs, no que diz respeito à acessibilidade web, em um estudo direcionado para deficientes visuais. A partir desse estudo foi possível levantar alguns problemas e percebe-se que pessoas com deficiências têm muita dificuldade para se incluir na sociedade e os sistemas para publicação de blogs podem ajudar nesta inclusão. Um estudo de caso foi desenvolvido para descobrir erros de acessibilidade nos sistemas de publicação Blogger e o WordPress.com. Através de dois validadores automáticos, o Hera e Access Monitor, observou-se que os erros encontrados poderiam ou não influenciar na interação dos usuários com esses sistemas de publicação. Participaram dos testes, deficientes visuais, leigos ou não em publicação de blogs, e experientes na área de tecnologia. O resultado da pesquisa mostrou algumas recomendações sobre acessibidade web aos desenvolvedores de sistemas para publicação automática de blogs.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12441
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Teresa Rachel Pernambuco.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons