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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12430

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Título : Social machines: a unified paradigm to describe, design and implement emerging social systems
Autor : BURÉGIO, Vanilson André de Arruda
Palabras clave : Social machines; Software engineering; Software architecture; Social systems; Web-oriented systems; Máquinas sociais; Engenharia de software; Arquitetura de software; Sistemas sociais; Sistemas orientados a web
Fecha de publicación : 31-ene-2014
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : The open, distributed approach of the Web and the relationship’s prevalence of applications and services are transforming both the way we develop software and how they operate and interact with each other. As a result, a novel breed of applications is emerging, and consequently new mental models are needed to deal with them. In this context, Social Machines appear as a promising model for developing software. However, it is a fresh topic, with concepts and definitions coming from different research fields, making a unified understanding of the concept a somewhat challenging endeavor. In this thesis we provide a more coherent conceptual basis for understanding Social Machines as a unified paradigm to describe, design and implement emerging social applications and services. To do that, we revisited the concept of relationship and extend the notion of Social Machines to establish a common abstraction model that is used for blending computational and social elements into software. Second, to describe social machines, this proposal presents an analysis guideline that addresses some issues related to the engineering exercise of existing systems. Third, we provide the Social Machine-oriented Architecture (SoMAr) - a hybrid style to design social machines through the combination of different principles from current software engineering practice. Finally, we discuss the experiences and lessons learned from applying the social machines paradigm in different contexts.
A abordagem aberta e distribuída da Web, bem como a prevalência de relacionamentos entre aplicações e serviços estão transformando tanto a forma como desenvolvemos software quanto como eles funcionam e interagem uns com os outros. Como resultado, uma nova geração de aplicações está emergindo e consequentemente novos modelos mentais se fazem necessários para lidar elas. Neste contexto, Máquinas Sociais aparecem como um modelo promissor para o desenvolvimento de software. Entretanto, é um tema novo, com conceitos e definições provenientes de diferentes campos de pesquisa, o que torna o entendimento unificado do conceito um esforço desafiador. Nesta tese, nós fornecemos uma base conceitual mais coerente para entender máquinas sociais como um paradigma unificado para descrever, projetar e implementar aplicações e serviços sociais emergentes. Para isso, primeiramente revisitamos o conceito de relacionamento e estendemos a noção de máquinas sociais como um modelo de abstração comum a ser utilizado para fundir elementos computacionais e sociais em software. Em segundo lugar, para descrever máquinas sociais, apresentamos diretrizes para a análise que abordam algumas questões relacionadas com o exercício de engenharia de sistemas existentes. Em terceiro lugar, definimos a Social Machine-oriented Architecture (SoMAr) - um estilo arquitetural híbrido para projetar máquinas sociais através da combinação de diferentes princípios da prática atual da engenharia de software. Por fim, discutimos as experiências e lições aprendidas com a aplicação do paradigma de máquinas sociais em diferentes contextos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12430
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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