Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1239

Compartilhe esta página

Título: O papel do website na transmissão da identidade de marca de uma destinação turística: o caso do Portal Vivendo Pernambuco
Autor(es): MOTTA FILHO, Mauricy Alves da
Palavras-chave: Marca; Semiótica; Comunicação; Destinação Turística
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alves da Motta Filho, Mauricy; Alencar de Farias, Salomão. O papel do website na transmissão da identidade de marca de uma destinação turística: o caso do Portal Vivendo Pernambuco. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Esta dissertação estuda como se dá a comunicação da identidade de marca de uma destinação turística por meio do website oficial. Para tal, foi elaborada uma revisão de literatura sobre os temas identidade e imagem de marca, marketing de destinações turísticas e semiótica, e a partir desta, foi proposto o desenho teórico baseado na semiótica triádica de Peirce (PEIRCE, 2008; SANTAELLA, 2008). A metodologia, de caráter exploratório, utilizou o website vivendopernambuco.com.br para sua operacionalização. Para responder a questão guia da pesquisa, as análises se realizaram em etapas que detalhavam as questões específicas. Inicialmente foi averiguada a identidade de marca da destinação turística Pernambuco, a partir desta, se avaliou o marketing mix da mesma, pois, de acordo com o desenho teórico, é por meio deste que a identidade se tangibiliza. O marketing mix foi então utilizado como base para a análise do website, de modo que a partir das manifestações dos elementos do marketing mix presentes neste, foi possível identificar os meios pelos quais a identidade de marca se comunica por meio do website. Os resultados obtidos indicam que existem duas dimensões na comunicação da identidade de marca por meio do website: A dimensão sintática, que refere as formas dos elementos presentes no website, ou seja, textos, imagens, sons, vídeos; e a dimensão semântica, onde os significados são propostos de forma holística e se manifestam de modo implícito ou explícito
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1239
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3442_1.pdf3,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons