Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12298
Título: Jogos Blotto Sequenciais com Informação Imperfeita
Autor(es): Vieira, Giannini Italino Alves
Palavras-chave: Teoria dos Jogos; Jogos Blotto Sequenciais; Informação Imperfeita; Equilíbrio de Nash; Equilíbrio de Subjogo Perfeito
Data do documento: 26-Fev-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VIEIRA, Giannini Italino Alves. Jogos Blotto sequenciais com informação imperfeita. Recife, 2014. 128 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Exatas e da Natureza , Programa de Pós-graduação em Estatística, 2014..
Resumo: Jogos Blotto são jogos nos quais os jogadores devem decidir como alocar seus recursos privados em um número nito de prêmios. Na maioria dos trabalhos desenvolvidos sobre Jogos Blotto, assume-se que os jogadores avaliam os prêmios da mesma forma, que estes tomam as decisões de alocação de forma simultânea, que o jogador que mais investir recurso em um particular prêmio sempre o ganha e que os jogadores possuem informação perfeita a respeito dos recursos privados dos seus oponentes. Nesta dissertação, modelamos Jogos Blotto sequenciais em que suprimimos a suposição de informação perfeita, por parte do jogador que se move primeiro, acerca dos recursos orçamentários de seu oponente. Mais especi camente, supomos que o jogador que se move primeiro sabe apenas que os recursos de seu oponente são distribuídos de acordo com uma dada função de distribuição acumulada, enquanto que o oponente, que se move depois, tem informação perfeita sobre toda a estrutura do jogo, inclusive sobre a alocação escolhida pelo primeiro jogador. Para cada modelo estudado, apresentamos as estratégias de equilíbrio de jogo. Adicionalmente, apresentamos um modelo de Jogo Blotto sequencial com informação imperfeita no qual assumimos a hipótese de que o jogador que mais alocar recursos em um determinado prêmio não o ganha com probabilidade um, mas apenas possui maior probabilidade de ganhá-lo, sendo que esta probabilidade é igual a proporção de recursos alocados pelo jogador para o determinado prêmio em relação à soma das alocações de todos os jogadores neste prêmio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12298
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Estatística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Giannini Italino Vieira.pdf1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons