Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12058
Título: Características de empresas inovadoras: o projeto NUGI e suas empresas
Autor(es): Muniz, Fernanda de Oliveira
Sicsú, Abraham Co-Orientador
Palavras-chave: Inovação; Empresas Inovadoras e Rede de Núcleos de Inovação; CNI
Data do documento: 6-Dez-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MUNIZ, Fernanda de Oliveira. Características de empresas inovadoras: o projeto NUGI e suas empresas. Recife, 2013. 79 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, 2014..
Resumo: Atualmente, a economia necessita, cada vez mais, de melhores serviços e produtos frente a um mercado altamente competitivo. Para atender esta demanda e responder a essa alta competitividade, tem-se a inovação como um diferencial. Toda mudança ou criação de uma novidade carrega consigo risco e incerteza, visto ser a reação do mercado hipotética. Com base nesta situação, de risco e necessidade de inovar, surgiu a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) cujo objetivo é subsidiar a inserção da cultura de inovação nas realidades das empresas brasileiras, através de projetos em todo o território nacional. Em Pernambuco, o projeto Núcleo de Gestão da Inovação (NUGI) é uma das primeiras iniciativas da MEI. Assim, o objetivo desta dissertação foi estudar o NUGI e a metodologia proposta pelos idealizadores da MEI, o MAPEL-R. Para alcançar tal objetivo, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da inovação e as características das empresas inovadoras, um estudo de caso sobre o NUGI e uma pesquisa de campo com as 04 (quatro) primeiras empresas participantes do projeto. A análise dos dados obtidos foi feita por meio de experiências práticas, estudo de caso e análises bibliográficas. Os resultados oriundos desta pesquisa mostram que a metodologia MAPEL-R e a “Empresa Inteligente” são complementares, tanto quanto à estrutura dos questionários, nos quais as qualidade e oportunidade de melhorias são integrantes, como também no que refere ao método de análise do grau de maturidade e ao potencial da empresa para a criação de valor, com a inovação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12058
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fernanda de Oliveira Muniz.pdf1,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons