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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12058

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedeiros, Denise Dumke de -
dc.contributor.authorMuniz, Fernanda de Oliveira-
dc.contributor.authorSicsú, Abraham Co-Orientador-
dc.date.accessioned2015-03-11T19:00:57Z-
dc.date.available2015-03-11T19:00:57Z-
dc.date.issued2013-12-06-
dc.identifier.citationMUNIZ, Fernanda de Oliveira. Características de empresas inovadoras: o projeto NUGI e suas empresas. Recife, 2013. 79 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, 2014..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12058-
dc.description.abstractAtualmente, a economia necessita, cada vez mais, de melhores serviços e produtos frente a um mercado altamente competitivo. Para atender esta demanda e responder a essa alta competitividade, tem-se a inovação como um diferencial. Toda mudança ou criação de uma novidade carrega consigo risco e incerteza, visto ser a reação do mercado hipotética. Com base nesta situação, de risco e necessidade de inovar, surgiu a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) cujo objetivo é subsidiar a inserção da cultura de inovação nas realidades das empresas brasileiras, através de projetos em todo o território nacional. Em Pernambuco, o projeto Núcleo de Gestão da Inovação (NUGI) é uma das primeiras iniciativas da MEI. Assim, o objetivo desta dissertação foi estudar o NUGI e a metodologia proposta pelos idealizadores da MEI, o MAPEL-R. Para alcançar tal objetivo, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da inovação e as características das empresas inovadoras, um estudo de caso sobre o NUGI e uma pesquisa de campo com as 04 (quatro) primeiras empresas participantes do projeto. A análise dos dados obtidos foi feita por meio de experiências práticas, estudo de caso e análises bibliográficas. Os resultados oriundos desta pesquisa mostram que a metodologia MAPEL-R e a “Empresa Inteligente” são complementares, tanto quanto à estrutura dos questionários, nos quais as qualidade e oportunidade de melhorias são integrantes, como também no que refere ao método de análise do grau de maturidade e ao potencial da empresa para a criação de valor, com a inovação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEmpresas Inovadoras e Rede de Núcleos de Inovaçãopt_BR
dc.subjectCNIpt_BR
dc.titleCaracterísticas de empresas inovadoras: o projeto NUGI e suas empresaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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