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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11844
Title: Investigação de um modelo de rede social para o desenvolvimento das capacidades gerenciais de empreendedores de micro e pequenas empresas no Brasil
Authors: PIMENTEL, Henrique Daniel Gomes
Keywords: Redes sociais;Negócios;Empreendedores;Micro e Pequenas Empresas
Issue Date: 25-Nov-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PIMENTEL, Henrique Daniel Gomes. Investigação de um modelo de rede social para o desenvolvimento das capacidades gerenciais de empreendedores de micro e pequenas empresas no Brasil. Recife, 2013. 125 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013..
Abstract: Redes sociais podem ser definidas como um conjunto de dois elementos: atores e suas conexões. Apesar de seu estudo remontar dos anos 50, com foco na sociologia e na antropologia, apenas a partir da segunda metade do século XX começaram os estudos com foco entre as interações das partes. Emergiram-se daí, interesses no estudo das redes sociais, onde a informação tornou-se base para a análise entre as pessoas, grupos humanos e organizações. Recentemente, com o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação ampliou-se o uso das Redes Sociais para Internet (RSI) em diversos setores da sociedade. No Brasil, as micro e pequenas empresas utilizam-se destas ferramentas para se comunicar com seu cliente para obter informações exclusivas e para obter diferencial competitivo. Entretanto, apesar desta realidade, elas ainda são insuficientes para oferecer todos os recursos para capacitação empresarial do empreendedor. Esta pesquisa objetiva analisar as redes sociais empresariais e propor um modelo de rede social voltado para o empreendedor de micro e pequenas empresas no Brasil. Foi realizado um estudo descritivo de dez redes sociais de negócios existentes no mercado nacional e internacional através de um questionário estruturado em tópicos que abordaram diversas dimensões. Tendo em vista a escassez na literatura de metodologias classificatórias de redes sociais online, o questionário teve papel fundamental no levantamento dos requisitos e na construção do modelo de rede social proposto. A maioria das redes sociais analisadas provê ao usuário recursos básicos ao desenvolvimento do negócio, contudo outros requisitos essenciais para a manutenção da rede do empreendedor não foram disponibilizadas em 90% da amostra. Para o padrão de desenvolvimento optou-se pelo Wordpress por tal padrão foi devido às suas características de fácil manutenção, ótimo reuso de códigos, eficiência e segurança para o usuário final e, por ser um padrão de desenvolvimento orientado a objetos amplamente utilizado no mercado Percebeu-se que apesar da quantidade crescente das redes sociais para negócios no Brasil e no mundo, há uma carência de soluções mais adequadas e alinhadas às expectativas reais do empreendedor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11844
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