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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11844

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO FILHO, Edson Costa de Barros
dc.contributor.authorPIMENTEL, Henrique Daniel Gomes
dc.date.accessioned2015-03-10T19:43:15Z
dc.date.available2015-03-10T19:43:15Z
dc.date.issued2013-11-25
dc.identifier.citationPIMENTEL, Henrique Daniel Gomes. Investigação de um modelo de rede social para o desenvolvimento das capacidades gerenciais de empreendedores de micro e pequenas empresas no Brasil. Recife, 2013. 125 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11844
dc.description.abstractRedes sociais podem ser definidas como um conjunto de dois elementos: atores e suas conexões. Apesar de seu estudo remontar dos anos 50, com foco na sociologia e na antropologia, apenas a partir da segunda metade do século XX começaram os estudos com foco entre as interações das partes. Emergiram-se daí, interesses no estudo das redes sociais, onde a informação tornou-se base para a análise entre as pessoas, grupos humanos e organizações. Recentemente, com o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação ampliou-se o uso das Redes Sociais para Internet (RSI) em diversos setores da sociedade. No Brasil, as micro e pequenas empresas utilizam-se destas ferramentas para se comunicar com seu cliente para obter informações exclusivas e para obter diferencial competitivo. Entretanto, apesar desta realidade, elas ainda são insuficientes para oferecer todos os recursos para capacitação empresarial do empreendedor. Esta pesquisa objetiva analisar as redes sociais empresariais e propor um modelo de rede social voltado para o empreendedor de micro e pequenas empresas no Brasil. Foi realizado um estudo descritivo de dez redes sociais de negócios existentes no mercado nacional e internacional através de um questionário estruturado em tópicos que abordaram diversas dimensões. Tendo em vista a escassez na literatura de metodologias classificatórias de redes sociais online, o questionário teve papel fundamental no levantamento dos requisitos e na construção do modelo de rede social proposto. A maioria das redes sociais analisadas provê ao usuário recursos básicos ao desenvolvimento do negócio, contudo outros requisitos essenciais para a manutenção da rede do empreendedor não foram disponibilizadas em 90% da amostra. Para o padrão de desenvolvimento optou-se pelo Wordpress por tal padrão foi devido às suas características de fácil manutenção, ótimo reuso de códigos, eficiência e segurança para o usuário final e, por ser um padrão de desenvolvimento orientado a objetos amplamente utilizado no mercado Percebeu-se que apesar da quantidade crescente das redes sociais para negócios no Brasil e no mundo, há uma carência de soluções mais adequadas e alinhadas às expectativas reais do empreendedor.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subjectEmpreendedorespt_BR
dc.subjectMicro e Pequenas Empresaspt_BR
dc.titleInvestigação de um modelo de rede social para o desenvolvimento das capacidades gerenciais de empreendedores de micro e pequenas empresas no Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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