Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11827

Share on

Title: Na ponta do lápis: um estudo sobre a metodologia de cálculo do índice custo corrente/aluno equivalente na Universidade Federal de Pernambuco
Authors: SOARES, Otávio José Moura
Keywords: Informação de custos e accountability; custos no setor público; custo corrente/aluno equivalente; Custos; Contabilidade pública; Responsabilidade educacional; Controle de custo
Issue Date: 24-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O escopo do estudo é analisar a metodologia de cálculo do índice custo corrente por aluno equivalente, de propositura do TCU para as IFES, com os preceitos difundidos na literatura de custos. A base para fundamentação teórica são as propostas de modelos de custos para a área pública encontradas na literatura nacional. Discutemse os conceitos de custos dentro do panorama da gestão pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, descritiva e aplicada, e método indutivo, na qual utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, além de observação direta na UFPE. Os dados foram coletados a partir de trabalhos acadêmicos que apresentam propostas de sistemas de custos possíveis de serem aplicadas na área pública, documentos legais que regulamentam a metodologia do índice estudado e a opinião dos responsáveis pela elaboração do índice na UFPE. A análise comparativa entre estes fatores evidenciou que a metodologia imposta às IFES pelo TCU não evidencia adequadamente a realidade de custos destas instituições. Por fim, foram sugeridas neste estudo possibilidades de adequação da metodologia do TCU que devem ser testadas em pesquisas futuras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11827
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Otavio José Soares.pdf555,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons