Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11795
Title: Percepções dos estudantes de engenharia em relação ao ensino e aprendizagem em gerenciamento de projetos
Authors: SANTOS, Edilene Felix dos
Keywords: Gestão de Projetos;Ensino e Aprendizagem;E-learning;Apoio Docente;Competências Transversais
Issue Date: 20-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O interesse em gerenciamento de projetos está crescendo significativamente. No mundo empresarial moderno, cada vez mais complexo e competitivo, o trabalho com projetos vem ganhando mais espaço dentro das empresas, por isso é fundamental avaliarmos a formação que é oferecida aos futuros gestores de projetos. Este trabalho procurou analisar os aspectos que compõem o processo de ensino e aprendizagem em gerenciamento de projetos nos cursos de engenharia. Os dados foram coletados com a utilização de um questionário estruturado concebido em formato de declaração para capturar a opinião dos estudantes. As respostas foram analisadas utilizando ACP a fim de estabelecer as principais componentes que constituem a experiência dos alunos com a disciplina. No geral, três componentes principais surgiram a partir dos dados (caracterizando as percepções dos respondentes do que é significativo em suas experiências de aprendizagem em gestão de projetos). A primeira componente, e-learning, reúne variáveis associadas com os recursos e a utilização de um ambiente online de aprendizagem, caracterizado na literatura como uma ferramenta de complementação ao ensino da gestão de projetos nos currículos acadêmicos atuais. A segunda componente, apoio docente, representa as ações dos educadores e das instituições de ensino para proporcionar aos alunos um ambiente adequado de aprendizado. A terceira componente representa o desenvolvimento de competências transversais, que incorpora variáveis como habilidades interpessoais, aprendizado cooperativo, transmissão de ideias, pro atividade na busca do conhecimento. Identificou-se dentro do contexto brasileiro um déficit em ações voltadas para o e-learning e uma necessidade de melhoria no apoio dado pelos professores à aprendizagem em gestão de projetos, além disso, os estudantes conseguem perceber que estão desenvolvendo competências transversais a partir do estudo da disciplina. Conclui-se que as percepções dos alunos não são afetadas por suas diferenças individuais em termos de sexo, tipo de instituição, experiência em Engenharia e tempo de vinculação ao curso. Constata-se também que é preciso incluir com maior ênfase a disciplina nos currículos acadêmicos, especialmente nos cursos de engenharia, com vistas a proporcionar uma melhor formação para os estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11795
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Edilene Félix dos Santos.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons