Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11795
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOTA, Caroline Maria de Miranda | |
dc.contributor.author | SANTOS, Edilene Felix dos | |
dc.date.accessioned | 2015-03-10T19:04:41Z | |
dc.date.available | 2015-03-10T19:04:41Z | |
dc.date.issued | 2013-12-20 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11795 | |
dc.description.abstract | O interesse em gerenciamento de projetos está crescendo significativamente. No mundo empresarial moderno, cada vez mais complexo e competitivo, o trabalho com projetos vem ganhando mais espaço dentro das empresas, por isso é fundamental avaliarmos a formação que é oferecida aos futuros gestores de projetos. Este trabalho procurou analisar os aspectos que compõem o processo de ensino e aprendizagem em gerenciamento de projetos nos cursos de engenharia. Os dados foram coletados com a utilização de um questionário estruturado concebido em formato de declaração para capturar a opinião dos estudantes. As respostas foram analisadas utilizando ACP a fim de estabelecer as principais componentes que constituem a experiência dos alunos com a disciplina. No geral, três componentes principais surgiram a partir dos dados (caracterizando as percepções dos respondentes do que é significativo em suas experiências de aprendizagem em gestão de projetos). A primeira componente, e-learning, reúne variáveis associadas com os recursos e a utilização de um ambiente online de aprendizagem, caracterizado na literatura como uma ferramenta de complementação ao ensino da gestão de projetos nos currículos acadêmicos atuais. A segunda componente, apoio docente, representa as ações dos educadores e das instituições de ensino para proporcionar aos alunos um ambiente adequado de aprendizado. A terceira componente representa o desenvolvimento de competências transversais, que incorpora variáveis como habilidades interpessoais, aprendizado cooperativo, transmissão de ideias, pro atividade na busca do conhecimento. Identificou-se dentro do contexto brasileiro um déficit em ações voltadas para o e-learning e uma necessidade de melhoria no apoio dado pelos professores à aprendizagem em gestão de projetos, além disso, os estudantes conseguem perceber que estão desenvolvendo competências transversais a partir do estudo da disciplina. Conclui-se que as percepções dos alunos não são afetadas por suas diferenças individuais em termos de sexo, tipo de instituição, experiência em Engenharia e tempo de vinculação ao curso. Constata-se também que é preciso incluir com maior ênfase a disciplina nos currículos acadêmicos, especialmente nos cursos de engenharia, com vistas a proporcionar uma melhor formação para os estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão de Projetos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | E-learning | pt_BR |
dc.subject | Apoio Docente | pt_BR |
dc.subject | Competências Transversais | pt_BR |
dc.title | Percepções dos estudantes de engenharia em relação ao ensino e aprendizagem em gerenciamento de projetos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Edilene Félix dos Santos.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons