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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11795

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOTA, Caroline Maria de Miranda
dc.contributor.authorSANTOS, Edilene Felix dos
dc.date.accessioned2015-03-10T19:04:41Z
dc.date.available2015-03-10T19:04:41Z
dc.date.issued2013-12-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11795
dc.description.abstractO interesse em gerenciamento de projetos está crescendo significativamente. No mundo empresarial moderno, cada vez mais complexo e competitivo, o trabalho com projetos vem ganhando mais espaço dentro das empresas, por isso é fundamental avaliarmos a formação que é oferecida aos futuros gestores de projetos. Este trabalho procurou analisar os aspectos que compõem o processo de ensino e aprendizagem em gerenciamento de projetos nos cursos de engenharia. Os dados foram coletados com a utilização de um questionário estruturado concebido em formato de declaração para capturar a opinião dos estudantes. As respostas foram analisadas utilizando ACP a fim de estabelecer as principais componentes que constituem a experiência dos alunos com a disciplina. No geral, três componentes principais surgiram a partir dos dados (caracterizando as percepções dos respondentes do que é significativo em suas experiências de aprendizagem em gestão de projetos). A primeira componente, e-learning, reúne variáveis associadas com os recursos e a utilização de um ambiente online de aprendizagem, caracterizado na literatura como uma ferramenta de complementação ao ensino da gestão de projetos nos currículos acadêmicos atuais. A segunda componente, apoio docente, representa as ações dos educadores e das instituições de ensino para proporcionar aos alunos um ambiente adequado de aprendizado. A terceira componente representa o desenvolvimento de competências transversais, que incorpora variáveis como habilidades interpessoais, aprendizado cooperativo, transmissão de ideias, pro atividade na busca do conhecimento. Identificou-se dentro do contexto brasileiro um déficit em ações voltadas para o e-learning e uma necessidade de melhoria no apoio dado pelos professores à aprendizagem em gestão de projetos, além disso, os estudantes conseguem perceber que estão desenvolvendo competências transversais a partir do estudo da disciplina. Conclui-se que as percepções dos alunos não são afetadas por suas diferenças individuais em termos de sexo, tipo de instituição, experiência em Engenharia e tempo de vinculação ao curso. Constata-se também que é preciso incluir com maior ênfase a disciplina nos currículos acadêmicos, especialmente nos cursos de engenharia, com vistas a proporcionar uma melhor formação para os estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de Projetospt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectE-learningpt_BR
dc.subjectApoio Docentept_BR
dc.subjectCompetências Transversaispt_BR
dc.titlePercepções dos estudantes de engenharia em relação ao ensino e aprendizagem em gerenciamento de projetospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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DISSERTAÇÃO Edilene Félix dos Santos.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
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