Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11760
Share on
Title: | A logística de transporte multimodal como diferencial competitivo: uma abordagem multicritério |
Authors: | Moraes, Danilo Farias de |
Keywords: | Logística; Multimodalidade; Modelo Multicritério; SMARTER |
Issue Date: | 21-Aug-2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A logística dentro das organizações cada vez mais tem demandado resultados enxutos e custos mais competitivos. Essa preocupação engloba o nível de serviço logístico (prazo de entrega, qualidade do material) em resposta à demanda mais customizada. Diante de tal panorama, este trabalho tem por objetivo propor um modelo de decisão multicritério para a utilização de modal ou multimodal em uma Empresa Estudo de Caso. Essa empresa atua no segmento econômico de siderurgia e necessita de um sistema logístico mais eficiente, pois, o transporte de suas cargas mediante a combinação dos modais rodoviário, ferroviário e cabotagem é realizado pela contratação de empresas terceirizadas. A partir das revisões bibliográficas e diante da estrutura da Empresa Estudo de Caso, juntamente com seus decisores, foi elaborado um modelo de decisão baseado no método multicritério SMARTER. Os critérios para a tomada de decisão utilizados neste trabalho foram: custo global da operação, volumes a serem transportados, tempo de transito total, frequência dos embarques, confiabilidade na programação, avarias, nível de serviço e disponibilidade de equipamentos. Após a aplicação do modelo com esses critérios, foi obtido o modal mais apropriado em termos gerenciais, de acordo com o decisor.Dessa forma, o modal rodoviário representou a opção de modal mais recomendado na escolha pelo decisor para a contratação de empresas logísticas terceirizadas; em seguida, está o multimodal rodoviário-cabotagem-rodoviário e, por último na ordenação, a opção rodoviário-ferroviário-rodoviário. Para a Empresa Estudo de Caso, essa decisão possui caráter estratégico, no qual os efeitos da escolha correta do modal ditarão o seu grau de competitividade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11760 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Danilo Farias de Moraes.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License