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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11760

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMorais, Danielle Costa de
dc.contributor.authorMoraes, Danilo Farias de
dc.date.accessioned2015-03-10T18:39:17Z
dc.date.available2015-03-10T18:39:17Z
dc.date.issued2013-08-21
dc.identifier.citationUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11760
dc.description.abstractA logística dentro das organizações cada vez mais tem demandado resultados enxutos e custos mais competitivos. Essa preocupação engloba o nível de serviço logístico (prazo de entrega, qualidade do material) em resposta à demanda mais customizada. Diante de tal panorama, este trabalho tem por objetivo propor um modelo de decisão multicritério para a utilização de modal ou multimodal em uma Empresa Estudo de Caso. Essa empresa atua no segmento econômico de siderurgia e necessita de um sistema logístico mais eficiente, pois, o transporte de suas cargas mediante a combinação dos modais rodoviário, ferroviário e cabotagem é realizado pela contratação de empresas terceirizadas. A partir das revisões bibliográficas e diante da estrutura da Empresa Estudo de Caso, juntamente com seus decisores, foi elaborado um modelo de decisão baseado no método multicritério SMARTER. Os critérios para a tomada de decisão utilizados neste trabalho foram: custo global da operação, volumes a serem transportados, tempo de transito total, frequência dos embarques, confiabilidade na programação, avarias, nível de serviço e disponibilidade de equipamentos. Após a aplicação do modelo com esses critérios, foi obtido o modal mais apropriado em termos gerenciais, de acordo com o decisor.Dessa forma, o modal rodoviário representou a opção de modal mais recomendado na escolha pelo decisor para a contratação de empresas logísticas terceirizadas; em seguida, está o multimodal rodoviário-cabotagem-rodoviário e, por último na ordenação, a opção rodoviário-ferroviário-rodoviário. Para a Empresa Estudo de Caso, essa decisão possui caráter estratégico, no qual os efeitos da escolha correta do modal ditarão o seu grau de competitividade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectModelo Multicritériopt_BR
dc.subjectSMARTERpt_BR
dc.titleA logística de transporte multimodal como diferencial competitivo: uma abordagem multicritériopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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