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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11760
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Morais, Danielle Costa de | |
dc.contributor.author | Moraes, Danilo Farias de | |
dc.date.accessioned | 2015-03-10T18:39:17Z | |
dc.date.available | 2015-03-10T18:39:17Z | |
dc.date.issued | 2013-08-21 | |
dc.identifier.citation | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11760 | |
dc.description.abstract | A logística dentro das organizações cada vez mais tem demandado resultados enxutos e custos mais competitivos. Essa preocupação engloba o nível de serviço logístico (prazo de entrega, qualidade do material) em resposta à demanda mais customizada. Diante de tal panorama, este trabalho tem por objetivo propor um modelo de decisão multicritério para a utilização de modal ou multimodal em uma Empresa Estudo de Caso. Essa empresa atua no segmento econômico de siderurgia e necessita de um sistema logístico mais eficiente, pois, o transporte de suas cargas mediante a combinação dos modais rodoviário, ferroviário e cabotagem é realizado pela contratação de empresas terceirizadas. A partir das revisões bibliográficas e diante da estrutura da Empresa Estudo de Caso, juntamente com seus decisores, foi elaborado um modelo de decisão baseado no método multicritério SMARTER. Os critérios para a tomada de decisão utilizados neste trabalho foram: custo global da operação, volumes a serem transportados, tempo de transito total, frequência dos embarques, confiabilidade na programação, avarias, nível de serviço e disponibilidade de equipamentos. Após a aplicação do modelo com esses critérios, foi obtido o modal mais apropriado em termos gerenciais, de acordo com o decisor.Dessa forma, o modal rodoviário representou a opção de modal mais recomendado na escolha pelo decisor para a contratação de empresas logísticas terceirizadas; em seguida, está o multimodal rodoviário-cabotagem-rodoviário e, por último na ordenação, a opção rodoviário-ferroviário-rodoviário. Para a Empresa Estudo de Caso, essa decisão possui caráter estratégico, no qual os efeitos da escolha correta do modal ditarão o seu grau de competitividade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Modelo Multicritério | pt_BR |
dc.subject | SMARTER | pt_BR |
dc.title | A logística de transporte multimodal como diferencial competitivo: uma abordagem multicritério | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Danilo Farias de Moraes.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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