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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1162
Título: A Configuração Organizacional dos Clubes de Futebol do Estado de Pernambuco e a Expansão da Lógica de Mercado
Autor(es): MAGALHÃES FILHO, Paulo Azevedo de Oliveira
Palavras-chave: Administração; Análise de configuração organizacional; Clubes de futebol
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Azevedo de Oliveira Magalhães Filho, Paulo; Amélia Pereira de Carvalho, Cristina. A Configuração Organizacional dos Clubes de Futebol do Estado de Pernambuco e a Expansão da Lógica de Mercado. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: O objetivo desta investigação é verificar a influência que a expansão da lógica de mercado exerce na configuração organizacional dos clubes de futebol do Estado de Pernambuco. Discute-se inicialmente o modo de transformação do processo social no momento em que a racionalidade instrumental invade diferentes âmbitos da vida em sociedade. A discussão em torno do uso da razão tem, inicialmente, uma abordagem geral para, na seqüência, focalizar a especificidade das organizações esportivas e, em particular, os clubes de futebol profissional do Estado de Pernambuco. Neste trabalho, realiza-se uma descrição histórica do processo de fundação dos clubes, identificando suas características marcantes, e faz-se a análise dos tipos de relação comercial estabelecidos com base em categorias como clube torcedor, clube clientes intermediários e entre clubes. Em seguida, descrevem-se os elementos presentes na configuração organizacional dessas sociedades, estabelecendo uma associação com a expansão das ações de mercado. É uma pesquisa do tipo estudo multicasos, de caráter seccional, que adota uma perspectiva descritivo-analítica e um tratamento dos dados preferencialmente qualitativo. Em suas conclusões, a pesquisa demonstra que a crescente heterogeneização do contexto de mercado dos clubes de futebol, em razão do aumento do volume e variedade das ações comerciais, traz repercussões na configuração organizacional desses clubes. Dessa forma, entre outras coisas, há o aumento da complexidade das estruturas e processos de trabalho, resultando num movimento que representa um processo de adaptação para adotar uma configuração que melhor atenda aos seus novos objetivos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1162
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

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