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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1162

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Cristina Amélia Pereira dept_BR
dc.contributor.authorMAGALHÃES FILHO, Paulo Azevedo de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:02Z
dc.date.available2014-06-12T15:08:02Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationAzevedo de Oliveira Magalhães Filho, Paulo; Amélia Pereira de Carvalho, Cristina. A Configuração Organizacional dos Clubes de Futebol do Estado de Pernambuco e a Expansão da Lógica de Mercado. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1162
dc.description.abstractO objetivo desta investigação é verificar a influência que a expansão da lógica de mercado exerce na configuração organizacional dos clubes de futebol do Estado de Pernambuco. Discute-se inicialmente o modo de transformação do processo social no momento em que a racionalidade instrumental invade diferentes âmbitos da vida em sociedade. A discussão em torno do uso da razão tem, inicialmente, uma abordagem geral para, na seqüência, focalizar a especificidade das organizações esportivas e, em particular, os clubes de futebol profissional do Estado de Pernambuco. Neste trabalho, realiza-se uma descrição histórica do processo de fundação dos clubes, identificando suas características marcantes, e faz-se a análise dos tipos de relação comercial estabelecidos com base em categorias como clube torcedor, clube clientes intermediários e entre clubes. Em seguida, descrevem-se os elementos presentes na configuração organizacional dessas sociedades, estabelecendo uma associação com a expansão das ações de mercado. É uma pesquisa do tipo estudo multicasos, de caráter seccional, que adota uma perspectiva descritivo-analítica e um tratamento dos dados preferencialmente qualitativo. Em suas conclusões, a pesquisa demonstra que a crescente heterogeneização do contexto de mercado dos clubes de futebol, em razão do aumento do volume e variedade das ações comerciais, traz repercussões na configuração organizacional desses clubes. Dessa forma, entre outras coisas, há o aumento da complexidade das estruturas e processos de trabalho, resultando num movimento que representa um processo de adaptação para adotar uma configuração que melhor atenda aos seus novos objetivospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAnálise de configuração organizacionalpt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.titleA Configuração Organizacional dos Clubes de Futebol do Estado de Pernambuco e a Expansão da Lógica de Mercadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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