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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11506
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Título: | Passeio em Brasília Teimosa: o jogo como ferramenta para construção de identidades |
Autor(es): | MONTEIRO, Maria Carolina Maia |
Palavras-chave: | Jogos; Artefatos educacionais; Teoria das Representações Sociais; Design da Informação |
Data do documento: | 29-Fev-2012 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MONTEIRO, Maria Carolina Maia. Passeio em Brasília Teimosa: o jogo como ferramenta para construção de identidades . Recife, 2012. 97 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Design, 2012. |
Abstract: | Esta pesquisa investiga as contribuições dos jogos de tabuleiro na definição de identidades e sentimentos de pertencimento referentes ao local de moradia. Apresenta considerações teóricas sobre o papel do jogo e do lúdico no desenvolvimento de crianças e adolescentes, a partir das discussões de Lev Semenovich Vygostky e Johan Huizinga, e segue para o desenvolvimento de uma ferramenta de Design da Informação – um jogo de tabuleiro – ambientado no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. O artefato foi configurado para revelar e estimular a preservação dos patrimônios material e imaterial do bairro, como forma de reforçar os conteúdos disponíveis sobre o local que foi a primeira ocupação urbana do Recife e que tem uma história de organização social única na capital pernambucana. O quanto desta história já estava presente na memória coletiva das crianças e adolescentes do bairro foi apreendido através de uma ferramenta metodológica vinculada à Teoria das Representações Sociais, formulada por Serge Moscovici. Em seguida, tentou-se avaliar o impacto do uso do jogo no quadro geral de representações sobre o bairro com um grupo de sujeitos na faixa etária entre 11 e 14 anos. As conclusões apontam para a possibilidade de que o uso de um artefato feito sob medida para uma realidade local consiga acessar o campo das representações já compartilhadas entre os grupos de moradores, havendo indícios também de contribuição nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos, tanto os que foram oferecidos pela ferramenta quanto os já trabalhados em sala de aula ou no convívio familiar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11506 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
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