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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11506

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dc.contributor.advisorCAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto
dc.contributor.authorMONTEIRO, Maria Carolina Maia
dc.date.accessioned2015-03-09T14:45:14Z
dc.date.available2015-03-09T14:45:14Z
dc.date.issued2012-02-29
dc.identifier.citationMONTEIRO, Maria Carolina Maia. Passeio em Brasília Teimosa: o jogo como ferramenta para construção de identidades . Recife, 2012. 97 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Design, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11506
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga as contribuições dos jogos de tabuleiro na definição de identidades e sentimentos de pertencimento referentes ao local de moradia. Apresenta considerações teóricas sobre o papel do jogo e do lúdico no desenvolvimento de crianças e adolescentes, a partir das discussões de Lev Semenovich Vygostky e Johan Huizinga, e segue para o desenvolvimento de uma ferramenta de Design da Informação – um jogo de tabuleiro – ambientado no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. O artefato foi configurado para revelar e estimular a preservação dos patrimônios material e imaterial do bairro, como forma de reforçar os conteúdos disponíveis sobre o local que foi a primeira ocupação urbana do Recife e que tem uma história de organização social única na capital pernambucana. O quanto desta história já estava presente na memória coletiva das crianças e adolescentes do bairro foi apreendido através de uma ferramenta metodológica vinculada à Teoria das Representações Sociais, formulada por Serge Moscovici. Em seguida, tentou-se avaliar o impacto do uso do jogo no quadro geral de representações sobre o bairro com um grupo de sujeitos na faixa etária entre 11 e 14 anos. As conclusões apontam para a possibilidade de que o uso de um artefato feito sob medida para uma realidade local consiga acessar o campo das representações já compartilhadas entre os grupos de moradores, havendo indícios também de contribuição nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos, tanto os que foram oferecidos pela ferramenta quanto os já trabalhados em sala de aula ou no convívio familiar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectArtefatos educacionaispt_BR
dc.subjectTeoria das Representações Sociaispt_BR
dc.subjectDesign da Informaçãopt_BR
dc.titlePasseio em Brasília Teimosa: o jogo como ferramenta para construção de identidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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