Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11458
Título: Aperfeiçoamento do Mapeador de Teses e Dissertações da UFPE
Autor(es): Rego Junior, Ubiracy dos Santos
Palavras-chave: Mapas auto-organizáveis (SOM); Agrupamento de documentos textuais; Recuperação de informação; Biblioteca digital de teses e dissertações; UFPE
Data do documento: 28-Nov-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: REGO JUNIOR, Ubiracy dos Santos. Aperfeiçoamento do mapeador de teses e dissertações da UFPE. Recife, 2013. 79 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013.
Resumo: O Mapeador de Teses e Dissertações da UFPE (MTD-UFPE) é um sistema que objetiva a recuperação de informações na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE e que consiste de uma interface de navegação e pesquisa utilizando mapa de documentos. Um mapa de documentos é construído com o uso de mapas auto-organizáveis (SOM). SOM é um tipo de rede neural que usa a técnica de aprendizado competitivo e tem grande potencial no agrupamento de documentos de textos similares. No sistema MTD-UFPE, o treinamento do mapa de documentos era realizado externamente, precisando-se passar os arquivos que representam os vetores documentos para treinamento através do MATLAB, tornando-se uma atividade custosa. Assim, este trabalho tem o objetivo de incorporar ao sistema MTD-UFPE um processo automático de treinamento do mapa de documentos e também implementar um método de marcação no mapa que identifique as regiões que contém os documentos resultantes das pesquisas. De maneira complementar, visa-se modelar a estrutura do sistema após a automação do processo de treinamento. Visando esta automação no processo de treinamento integrou-se ao MTD-UFPE a ferramenta de código livre, Java SOMToolbox, desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Software e Sistemas Interativos da Universidade de Vienna e que permite o treinamento de mapas auto-organizáveis. Foi possível obter mapas com os documentos de treinamento agrupados de acordo com a semelhança contextual e constatou-se que o Java SOMToolbox apresenta vários recursos visuais para análise dos agrupamentos. A funcionalidade de marcação das regiões no mapa que englobam os documentos das pesquisas trouxe como benefício a agilidade na navegação no sentido de localizar facilmente os documentos desejados e os correlacionados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11458
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Ubiracy Junior_Final_Catalogacao.pdf3,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons