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Título: Variadas maneira de dizer não: acessibilidade na UFPE, existe?
Autor(es): OLIVEIRA, Luiza Maria Pereira de
Palavras-chave: Acessibilidade na UFPE; Acessibilidade e inclusão social; Pessoas com necessidades especiais
Data do documento: 31-Jan-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Luiza Maria Pereira de. Variadas maneiras de dizer não: acessibilidade na UFPE, existe? Recife, 2013. 100 f. + CD-ROM Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CCSA, Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, 2013.
Abstract: A acessibilidade é uma questão reconhecida como importante sob todos os aspectos. É condição essencial para que pessoas com necessidades especiais possam ser incluídas socialmente. Em se tratando de uma universidade é o caminho para fazer com que alunos com necessidades especiais tenham condições de acessar, permanecer e concluir um curso superior. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a proposição de acessibilidade na Universidade Federal de Pernambuco. É uma pesquisa exploratória de caráter descritivo e aplicado, tem como objetivo analisar as condições de acessibilidade na UFPE a partir da percepção do aluno portador de necessidades especiais da graduação, bem como identificar as barreiras existentes e propor ações no sentido de promover a acessibilidade. A pesquisadora construiu a amostra da pesquisa tendo como base dados fornecidos pela Pró- Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROACAD) sobre alunos aprovados no vestibular no período compreendido entre 2008 a 2012, que declararam portar necessidades especiais. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: a entrevista semi-estruturada cujo roteiro se estruturou em três tópicos: barreiras arquitetônicas, barreiras tecnológicas e barreiras atitudinais, o segundo instrumento foi a fotografia utilizada para apoiar os resultados obtidos. A técnica de pesquisa utilizada foi a análise de conteúdo, tendo como base norteadora a obra de Bardin. Os resultados obtidos na investigação mostraram que a UFPE não é um ambiente acessível, evidenciando a existência de barreiras arquitetônicas, tecnológicas e atitudinais, as quais comprometem a autonomia, a equidade no acesso, permanência e conclusão dos cursos por parte dos alunos com necessidades especiais. A pesquisadora conclui a investigação com um diagnóstico das condições de acessibilidade da UFPE, indicando os aspectos a serem considerados na proposição de acessibilidade bem como sugerindo ações no sentido de tornar a Universidade Federal de Pernambuco uma instituição acessível.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11400
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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