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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11400
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MARQUES, Denilson Bezerra | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Luiza Maria Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T13:08:05Z | - |
dc.date.available | 2015-03-09T13:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-31 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luiza Maria Pereira de. Variadas maneiras de dizer não: acessibilidade na UFPE, existe? Recife, 2013. 100 f. + CD-ROM Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CCSA, Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11400 | - |
dc.description.abstract | A acessibilidade é uma questão reconhecida como importante sob todos os aspectos. É condição essencial para que pessoas com necessidades especiais possam ser incluídas socialmente. Em se tratando de uma universidade é o caminho para fazer com que alunos com necessidades especiais tenham condições de acessar, permanecer e concluir um curso superior. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a proposição de acessibilidade na Universidade Federal de Pernambuco. É uma pesquisa exploratória de caráter descritivo e aplicado, tem como objetivo analisar as condições de acessibilidade na UFPE a partir da percepção do aluno portador de necessidades especiais da graduação, bem como identificar as barreiras existentes e propor ações no sentido de promover a acessibilidade. A pesquisadora construiu a amostra da pesquisa tendo como base dados fornecidos pela Pró- Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROACAD) sobre alunos aprovados no vestibular no período compreendido entre 2008 a 2012, que declararam portar necessidades especiais. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: a entrevista semi-estruturada cujo roteiro se estruturou em três tópicos: barreiras arquitetônicas, barreiras tecnológicas e barreiras atitudinais, o segundo instrumento foi a fotografia utilizada para apoiar os resultados obtidos. A técnica de pesquisa utilizada foi a análise de conteúdo, tendo como base norteadora a obra de Bardin. Os resultados obtidos na investigação mostraram que a UFPE não é um ambiente acessível, evidenciando a existência de barreiras arquitetônicas, tecnológicas e atitudinais, as quais comprometem a autonomia, a equidade no acesso, permanência e conclusão dos cursos por parte dos alunos com necessidades especiais. A pesquisadora conclui a investigação com um diagnóstico das condições de acessibilidade da UFPE, indicando os aspectos a serem considerados na proposição de acessibilidade bem como sugerindo ações no sentido de tornar a Universidade Federal de Pernambuco uma instituição acessível. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Acessibilidade na UFPE | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade e inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com necessidades especiais | pt_BR |
dc.title | Variadas maneira de dizer não: acessibilidade na UFPE, existe? | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇAO.pdf | 7,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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