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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11352
Título: Hydra: Arquitetura e Framework para Desenvolvimento de Ambientes Virtuais
Autor(es): ANJOS FILHO, Ronaldo Ferreira dos
Palavras-chave: Sistemas Multimídia; Realidade Virtual; Realidade Aumentada
Data do documento: 3-Mar-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANJOS FILHO, Ronaldo Ferreira dos. Hydra: arquitetura e framework para desenvolvimento de ambientes virtuais. Recife, 2011. 91 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2011.
Resumo: Os avanços tecnológicos experimentados nos últimos anos (tanto em hardware quanto em software) permitiram aos usuários domésticos executar aplicações complexas relacionadas a ambientes virtuais, tais como de Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA), Realidade Mista (RM), Jogos, dentre outras, em seus computadores. Em decorrência também desses avanços, foi possível aos desenvolvedores a criação de ferramentas com o intuito de auxiliar o desenvolvimento dessas aplicações, influenciando assim as mais diversas áreas da indústria, como Cinema e Jogos. Na literatura podem ser encontrados diversos frameworks para o desenvolvimento de aplicações de ambientes virtuais. Neste contexto é proposto Hydra, uma plataforma que possui dois objetivos principais: promover o desenvolvimento rápido de aplicações, mas abrangendo os mais diversos aspectos relacionados a ambientes virtuais (gráfico, sonoro, físico, dentre outros), e possibilitar a customização do próprio Hydra, oferecendo meios para que os usuários, a partir de plugins, definam o modo como ele irá desempenhar suas funcionalidades. Ao final deste trabalho foram desenvolvidos alguns plugins e uma aplicação teste com o intuito de validar preliminarmente a definição e implementação da arquitetura da plataforma Hydra, tendo sido constatado que, ainda como protótipo, a plataforma atende satisfatoriamente aos objetivos de desenvolvimento rápido, oferecendo aos usuários interfaces de programação simplificadas e integração entre os diversos componentes presentes em ambientes virtuais, e customização, permitindo maior controle do usuário a respeito de como a plataforma executa suas funcionalidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11352
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação



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